“Arte e luxo” de mãos dadas no Palácio São Clemente no Rio

Por Igor Lopes

Mário Sequeira, Anna Rita e Nuno Bello (cônsul de Portugal no Rio de Janeiro e esposa) e Paula Sequeira. Foto: Vera Donato
Mário Sequeira, Anna Rita e Nuno Bello (cônsul de Portugal no Rio de Janeiro e esposa) e Paula Sequeira. Foto: Vera Donato

Na terceira edição da ArtRio – Feira Internacional de Arte do Rio de Janeiro, que decorreu entre os dias 5 e 8 de setembro, um dos destaques ficou por conta da cultura portuguesa. O evento, que teve lugar no Píer Mauá, Zona Portuária carioca, contou com a participação dos trabalhos da “Galeria Mário Sequeira”, que trouxe à cidade 18 obras de consagrados artistas e novos talentos, como Franz West, Jason Martin, José Bechara, Manuel Caeiro, Baltazar Torres e Luís Coquenão. Essa iniciativa na cidade maravilhosa vai ao encontro de informações que dão conta de que o Brasil está entre os principais mercados de Mário Sequeira.
O cônsul-geral de Portugal no Rio, Nuno Bello, e sua esposa, Anna Rita, abriram espaço no Palácio São Clemente, residência oficial do cônsul, na Zona Sul, no dia 4 de setembro, para receber os galeristas Mário e Paula Sequeira, naquela que seria a abertura oficial do evento. Estiveram presentes também nomes como Ricard Akagawa, um dos maiores colecionadores do Brasil, além dos artistas José Bechara, Marcos Chaves e Alessandra Clark e os curadores de arte Marc Pottier e Marcio Doctor, entre outros galeristas e convidados da alta sociedade do Rio de Janeiro.
“A Mário Sequeira participa da ArtRio desde a primeira edição, em 2011. Os colecionadores brasileiros nos conhecem bem e aguardam as obras que a galeria apresenta”, explicou Mário Sequeira.
No Palácio, a cantora Julia Bôsco interpretou canções de Amy Winehouse, enquanto o Dj Fábio Santana levava o público numa viagem pelos ritmos lounge, jazz, soul e new bossa.
Galeria
A Mário Sequeira foi inaugurada em 1994. A galeria está situada na cidade de Braga, em Portugal, numa antiga quinta. São dois prédios: um edifício do século XIX, com duas amplas salas, e um belíssimo espaço de arquitetura contemporânea, projeto do arquiteto Carvalho Araújo, construído no ano 2000.
A galeria dedica-se principalmente à apresentação de exposições de arte contemporânea de artistas internacionais consagrados. Apresentou, entre outras, as primeiras mostras individuais em Portugal de Andy Warhol, Alex Katz, Richard Long e Franz West.
Os jovens artistas são outro foco importante, muito dos quais em carreira ascendente e referendados por críticos internacionais. A galeria também organiza conferências sobre temas relacionados às artes plásticas e promove concertos de jazz.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: