Alagoana de 54 anos aprende a ler e escrever em Maceió

Foto: PNUD/Thiago Guimarães

Da Redação

A alagoana Maria Betânia da Silva, de 54 anos, é um dos mais de 7 mil estudantes matriculados nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Maceió, do programa Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI).

Nascida nos arredores da cidade de Viçosa, interior de Alagoas, a 86 quilômetros da capital Maceió, Maria Betânia sempre teve uma vida difícil. Na década de 1970, ainda criança, faltou-lhe a oportunidade de estudar.

Enquanto a mãe trabalhava na roça, a menina precisava ficar em casa cuidando dos irmãos mais novos. Seu primeiro contato com a escola se deu somente aos 12 anos de idade, mas durou pouco com baixa frequência da professora em sala de aula.

Filha de uma lavradora e de um vaqueiro, Maria Betânia da Silva, hoje com 54 anos, mãe de Maria Simone, 32, sua única filha, nunca desistiu de estudar.

Em abril deste ano, enquanto trabalhava, assistiu a uma reportagem na televisão sobre uma senhora de 75 anos que voltou a estudar. Assim, ela procurou a escola mais próxima para se matricular. Não satisfeita, dirigiu-se à escola municipal Professor Antídio Vieira, no bairro do Trapiche, que prontamente a acolheu. No dia seguinte, após mais de 40 anos afastada da sala de aula, Betânia voltou a estudar ou, como ela costuma dizer, “começou do zero”.

“Acordo muito cedo e trabalho o dia inteiro, mas à noite eu não tenho preguiça de vir estudar. Aqui somos bem recebidos, a comida é boa. Temos também uma professora maravilhosa que nos motiva a todo momento, nos incentiva a seguir em frente”, diz a estudante que, orgulhosa, faz questão de afirmar que já aprendeu a escrever e soletrar seu nome.

Ela que, há 16 anos, trabalha como empregada doméstica durante o dia, troca o fogão e as panelas por lápis e cadernos à noite. Seu maior sonho permanece sendo aprender a ler e escrever, assim como seus colegas de turma do primeiro ciclo da EJAI da Antídio Vieira.

Reflexão

A Secretaria Municipal de Educação de Maceió e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) realizam na quinta-feira na cidade alagoana o encontro “Reflexões sobre Trabalho e Educação de Jovens, Adultos e Idosos”.

Em Maceió, o número de idosos nessa modalidade de ensino tem crescido, de acordo com a Coordenadoria Geral de EJAI do município. São pessoas como Maria Betânia que, em algum momento, teve adiado ou interrompido o sonho de concluir os estudos e hoje podem dar continuidade a seus planos ou mesmo partir do início.

Para a professora Ana Rubia Pinto, o segredo é estimulá-los cotidianamente, além de abraçar, junto com eles, seus sonhos, mas, sobretudo, encarar suas dificuldades como um motivo a mais para se dedicar.

A docente diz que sempre busca dialogar com cada um deles para entender um pouco mais sobre suas vidas, seus sonhos e motivações. Além disso, ela se preocupa até mesmo em ligar para eles quando se atrasa, para que não voltem para casa.

“Faço um esforço para que se sintam à vontade. Minha esperança é poder contribuir para o que eles tanto querem neste primeiro segmento da EJAI: aprender a ler e escrever.”

“Para isso, buscamos trazer para a sala de aula poesia, música e textos que reportem a realidade que eles vivem. Não basta ter conhecimento, o professor precisa ter paciência e amar o que faz”, avalia Ana Rubia, que já foi professora da educação infantil e há cinco anos atua com EJAI na rede de Maceió.

Em 2018, essa realidade ainda é muito presente no Brasil. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2016, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 1,8 milhões de meninos e meninas estão fora da escola.

No encontro “Reflexões sobre Trabalho e Educação de Jovens, Adultos e Idosos”, a proposta é debater as perspectivas para essa modalidade de ensino em Maceió, sobretudo no que se refere ao cenário educacional e o mundo de trabalho.

Para isso, o projeto Semed/PNUD convidou o professor especialista Timothy Denis Ireland. Já a professora Marinaide Freitas, da Universidade Federal de Alagoas – UFAL, debaterá a Rede Temática: uma Proposta Curricular em Ação na Rede de Ensino de Maceió.

O encontro é direcionado a professores, gestores, coordenadores e estudantes da EJAI na rede, e integra o plano de trabalho do projeto de cooperação técnica com a educação pública do município, iniciado em 2014.

Em 2017, o projeto Semed/PNUD lançou guia que completa a série de instrumentos pedagógicos da coleção Viva Escola, sintetiza a memória histórica da educação de jovens, adultos e idosos na rede e traz reflexões políticas e epistemológicas, além de ações educativas e de formação de professores, para o enfrentamento do analfabetismo e inserção desse perfil de aluno no cenário político, social, cultural e educacional.

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