Açores terá um paleoparque com 20 jazidas fósseis

Da Redação
Com Lusa

A ilha de Santa Maria, nos Açores, vai ter um Paleoparque com 20 jazidas fósseis, com o objetivo de proteger e manter a paleobiodiversidade da ilha e os valores naturais e culturais que lhe estão associados.

“Com a criação deste Paleoparque, que integra 20 jazidas fósseis, é possível preservar os elementos paleontológicos e geológicos da ilha de Santa Maria, onde se inclui a maior jazida multiespecífica de fósseis a céu aberto do Atlântico Norte”, adiantou o Governo Regional dos Açores, numa nota publicada no Gabinete de Apoio à Comunicação Social.

O Decreto Legislativo Regional que cria o Paleoparque de Santa Maria foi publicado em Diário da República.

A iniciativa pretende, de acordo com o executivo açoriano, promover a divulgação do espólio paleontológico da ilha de Santa Maria e a diversificação da oferta de turismo de natureza dos Açores.

“As particularidades, a história e o patrimônio geológico e paleontológico de Santa Maria exigem uma interpretação e divulgação que seja acessível a todos os que vivem ou visitam a ilha, tanto mais que existem vários locais onde se conhece a ocorrência de fósseis”, salientou o Governo Regional.

A ilha de Santa Maria, a mais oriental e antiga do arquipélago dos Açores, “possui fósseis marinhos únicos, no contexto regional e nacional, e as suas jazidas fossilíferas constituem um verdadeiro laboratório ao ar livre com relevância internacional, conforme atestam estudos científicos recentes”, acrescentou.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: