A Restauração portuguesa de Pernambuco em versão quadrinhos

Da Redação Divulgação

Divulgação

Alunos e professores agora podem acessar a História de Pernambuco de maneira bem mais agradável e lúdica. O trio responsável pela premiada série em HQ sobre a História dos Judeus em Pernambuco (Passos Perdidos, História Desenhada em 4 volumes), lançou no último 19 de novembro, na Saraiva MegaStore do Shopping Center Recife, o álbum em quadrinhos "Heróis da Restauração Pernambucana", adaptação das biografias dos personagens envolvidos na expulsão dos holandeses em 1654 e retomada do Nordeste Brasileiro pelo Governo Português, escritas pelo notório historiador José Antônio Gonsalves de Mello.

Este novo álbum de cem páginas conta com a adaptação, roteiro e direção de arte do sociólogo e professor universitário Amaro Braga, juntamente com os desenhos e pinturas das artes-educadoras Danielle Jaimes e Roberta Cirne. Supervisionado e revisado pela historiadora Diva Mello, filha do Gonsalves de Mello, o álbum foi patrocinado pelo Funcultura do Governo do Estado de Pernambuco.

Movimento também conhecido como Insurreição Pernambucana, a Restauração marcou o nascimento da identidade nacional brasileira, ao congregar na luta contra os invasores holandeses, negros, índios e brancos (Portugueses da Ilha da Madeira e do Porto). "As biografias escritas pelo José Antônio encontravam-se esgotadas há anos e só disponíveis nos acervos de poucas bibliotecas e na mão dos colecionadores", comenta o prof. Amaro Braga, explicitando a motivação para desenvolver este projeto.

Nesta HQ, colorida e pintada em aquarela, os estudantes encontrarão os fatos e a vida de quatro heróis do Nordeste Brasileiro: Henrique Dias, capitão do terço dos negros; Felipe Camarão, governador dos índios; Antônio Dias Cardoso e João Fernandes Vieira, sargento e mestre de campo do terço de infantaria de Pernambuco. O comércio do açúcar, as lutas e intrigas da resistência, o governo de Mauricio de Nassau, entre outros fatos importantes, também são temáticas encontradas nesta revista em quadrinhos.

"Foram meses de pesquisa e muito rascunho: roupas, cenários e até a própria aparência dos personagens, muito discutida pelos historiadores, tiveram que ser esmiuçadas nos acervos, como o do Instituto Histórico, Arqueológico e Geográfico Pernambucano, para transformar os dados historiográficos em cenas aquareladas e estimulantes à leitura", esclarece a desenhista Danielle Jaimes.

A proposta do grupo parece ser mais do que entretenimento: "nosso intuito é estimular os jovens a consumirem e conhecerem as culturas históricas de Pernambuco, fortalecendo nossa identidade étnica. Produzimos um material para os alunos e professores, não só informativo, mas também formativo e interdisciplinar: professores de história, geografia, artes e português podem utilizá-lo em suas aulas", finaliza o sociólogo.

Serviço: "Heróis da Restauração Pernambucana em Quadrinhos" Autores: Amaro Braga, Danielle Jaimes, Roberta Cirne e José Antônio Gonsalves de Mello Editora: Publikimagem, 100 pág. | R$ 20,00 Informações www.cdichq.com

Deixe uma resposta