7ª Olimpíada de Língua Portuguesa recebe mais de 18 mil relatos pelo Brasil

Da Redação

A Olimpíada de Língua Portuguesa recebeu 18.361 Relatos de prática e materiais de professores de escolas públicas de todo o Brasil, que promoveram oficinas junto aos estudantes em cinco gêneros: Poema, Memórias literárias, Crônica, Documentário e Artigo de opinião. O número de participação de São Paulo é de 1.290 relatos.

Ao todo, seguem no concurso 11.064 escolas, de 2.525 municípios e 26 estados e Distrito Federal. As experiências dos professores em sala de aula foram traduzidas em Relatos de prática, Linha do tempo e Álbum da turma.

O concurso incentivou a multiplicidade de formatos de mídia que exemplificam a relação professor-aluno, como fotografias, vídeos, áudios e produções textuais desenvolvidas pelos estudantes e os resultados obtidos.

Na Etapa Municipal, as Comissões Julgadoras Municipais selecionam números de Relatos de prática de cada gênero de acordo com a quantidade de escolas inscritas no município, conforme o regulamento.

Já na Etapa Estadual, serão selecionados 42 Relatos de prática de cada gênero, que avançarão para a Etapa Semifinal. Aos participantes da Etapa Semifinal será disponibilizado um ambiente virtual de aprendizagem específico para cada um dos gêneros, a fim de proporcionar encontros formativos e culturais.

No encerramento da semifinal, serão selecionados os 80 professores finalistas, entre os quais serão escolhidos os 20 ganhadores. As Comissões Julgadoras podem ser compostas por pais, membros da comunidade, especialistas de universidades, representantes das instituições parceiras e do Itaú Social.

Olimpíada

A Olimpíada de Língua Portuguesa, que objetiva apoiar os professores da rede pública no aprimoramento das práticas de ensino de leitura e escrita, recebeu mais de 112 mil inscrições nesta 7ª edição e teve a adesão de todos os estados brasileiros, 3.877 municípios e mais de 27 mil escolas inscritas.

Participam professores de Língua Portuguesa e seus estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio de escolas públicas.

O concurso integra o Programa Escrevendo o Futuro, desenvolvido pelo Itaú Social com a coordenação técnica do CENPEC Educação (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária).

Conta com a parceria do MEC (Ministério da Educação), da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), da Fundação Roberto Marinho e do Canal Futura.

Saiba mais na página https://www.escrevendoofuturo.org.br/.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: