453 Anos: TV Cultura prepara programação especial no aniversário da cidade

Documentário “Europa Paulista” traz impressões de imigrantes, como os portugueses, sobre a cidade de São Paulo.Da RedaçãoNos 453 anos da cidade de São Paulo, a estatal TV Cultura promete uma programação especial para todas as idades. Atrações infantis como Expedições Ubernauta – “Missão São Paulo”, o curta-metragem Portas da Cidade, o programa Ensaio Especial São Paulo e o documentário inédito Europa Paulistana, produzido pelo Eurochannel, são os destaques.

A programação especial do dia 25 de janeiro na TV Cultura inicia com o infantil Expedições Urbenauta: Missão São Paulo, no ar às 12 horas, trazendo o jovem Eduardo Fenianos viajando pela maior cidade do Brasil, a bordo de um divertido carro, mostrando curiosidades que as pessoas nem percebem, por causa da correria do dia-a-dia. Este episódio mostra a diversidade cultural e social de diversos bairros de São Paulo, entre eles Bexiga, Brás, Liberdade, Perdizes, Pirituba, Casa Verde e Praça da República.

“Portas da Cidade”, um curta-metragem de Alexandre Carvalho e Cauê Ueda que vai ao ar às 18h45, retrata o glamour do centro de São Paulo nas décadas de 40 e 50. O filme parte da história do sr. Reynaldo da Silva Carvalho, que trabalhou como porteiro no famoso Hotel Cinelândia. Inaugurado em 1941, foi ponto de referência entre artistas.

O programa Ensaio, comandado por Fernando Faro, exibe às 21h30 o Especial São Paulo, que traz grandes nomes que sempre exaltaram São Paulo em suas canções, entre eles Tonico e Tinoco, Demônios da Garoa, Isaurinha Garcia, Henricão, Alvarenga e Ranchinho, Germano Mathias e Adoniran Barbosa.

A emissora ainda apresenta, às 23h40, o documentário Europa Paulista, a primeira produção brasileira do Eurochannel em parceria com a produtora Grifa Mixer. A produção aborda o relacionamento de imigrantes europeus com a cidade de São Paulo, personagens que vivem no cotidiano paulistano e se adaptam aos prazeres e dificuldades da cidade falam sobre suas experiências. São quatro histórias diferentes, sob o olhar de imigrantes portugueses, espanhóis, italianos e alemães. Eles comentam sobre o dia-a-dia do paulistano, incluindo a beleza da cidade, as diferenças sociais e culturais, a importância da família, a dedicação à vida profissional e, o estresse e a violência nas ruas.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: