200 Anos da Corte no Brasil: Salvador promove diversas atividades

 

Da Redação

A Bahia já divulgou algumas atividades comemorativas dos 200 anos da Corte Portuguesa no Brasil, que serão promovidas no ano que vem.

Entre as ações que acontecerão em Salvador, Bahia, por ocasião da comemoração da presença da Corte Portuguesa no Brasil a partir de 1808, estará uma apresentação durante o 2º semestre de 2008 da Companhia Nacional de Bailado e o Teatro Nacional D. Maria II de Portugal.

Além disso, a Bahia vai conhecer melhor a época do Século XIX com a exposição "A Bahia no tempo de D. João VI", uma iniciativa do Museu de Arte da Bahia e com o apoio do Comissariado português dos 200 anos.

Além dessa, "Frames", uma exposição de vídeo-arte abordará a arte contemporânea portuguesa, uma mostra de banda desenhada especialmente preparada para as comemorações. Esta e a exposição fotográfica "Casas de Brasileiro" serão apresentadas em Salvador, durante o ano de 2008 com o apoio da Secretarias de Cultura do Estado da Bahia e da Prefeitura de Salvador.

E ainda, o historiador Jorge Couto colabora no livro "Baihano" sobre a abertura dos portos assinada pelo Príncipe Regente na Bahia, em 28 de Janeiro de 1808. Por falar em livros, duas obras editadas na Bahia serão lançadas na Biblioteca Nacional de Portugal em Lisboa, no âmbito das comemorações.

Acompanhe os eventos dos 200 anos da vinda da corte portuguesa ao Brasil no Mundo Lusíada. Corte Portuguesa A decisão de partir para o Brasil foi de D. João VI em 1807, antes da possível invasão napoleônica em Portugal. Segundo historiadores, quase 10 mil pessoas seguiram para o Brasil.

Embarcaram para o país a rainha D. Maria I, D. João, seus filhos D. Pedro e D. Miguel, sua esposa D. Carlota Joaquina, suas filhas as infantas Maria Teresa de Bragança, Maria Isabel de Bragança, Maria da Assunção de Bragança, Isabel Maria de Bragança, Maria Francisca de Assis e Ana de Jesus Maria de Bragança, ainda estavam as infantas D. Maria Ana Francisca e a viúva D.Maria Francisca Benedita de Bragança, irmãs da Rainha, e o infante Pedro Carlos da Espanha.

A chegada de D. João VI e a corte portuguesa a Salvador foi em 22 de janeiro de 1808. E a partir de então, foi marcado também o início do processo de independência do país.

Deixe uma resposta