Universidade do Brasil e de Cabo Verde discutem Literatura Educação e Cultura

Da Redação

Acontece na próxima semana o I Seminário Literatura Educação e Cultura entre Irmãos: Cabo Verde e Brasil, primeiro evento internacional envolvendo a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

A cooperação integra o recém Convênio firmado através da Coordenação de Relações Internacionais da UFS, gerida na parte brasileira pela Professora-Doutora Christina Bielinski Ramalho. Promovido pela Cátedra Eugénio Tavares de Língua Portuguesa (CET-LP) e pela Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes (FCSHA), da Universidade de Cabo Verde, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UFS), pelo Departamento de Letras de Itabaiana e pela Coordenação de Relações Internacionais (CORI), o I Seminário Literatura, Educação e Cultura entre Irmãos: Cabo Verde e Brasil acontecerá em Cabo Verde nos dias 15 e 16 de janeiro de 2018.

O objetivo é promover um espaço de trocas culturais e literárias, em que estejam representadas a literatura e a cultura nordestinas e a literatura e a cultura cabo-verdianas, fazendo do evento o ponto de partida para outras ações que levem ao aprofundamento das relações humanas e institucionais, além de novas parcerias em outras áreas do conhecimento. A delegação brasileira será composta por 22 integrantes, reunindo docentes, graduandos e pós-graduandos da Universidade Federal de Sergipe, professores do Ensino Básico do estado de Sergipe e escritores sergipanos.

A Comissão Organizadora é formada pelos professores Amália de Melo Lopes e Manuel Brito-Semedo (CET-LP) e Maria Salomé Miranda (FCSHA), Christina Bielinski Ramalho e Cleide Emília Faye Pedrosa (UFS). O evento contará, ainda, com o apoio da Academia Cabo-Verdiana de Letras, representada no evento por sua presidente, Vera Duarte Pina; da Academia Gloriense de Letras, representada no evento pelo presidente, Lucas Lamonier; do CIMEEP (Centro Internacional e Multidisciplinar de Estudos Épicos), coordenado pela professora Christina Ramalho; do Programa de Pós-Graduação em História da UFS; e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/UFS/Itabaiana).

Confira programação:

LOCAL: AUDITÓRIO DA UNI-CV (campus Palmarejo)

PRIMEIRO DIA – 15/01/2018 – SEGUNDA-FEIRA

LITERATURA, EDUCAÇÃO E CULTURA SERGIPANA, NORDESTINA E BRASILEIRA

9 h – Mesa de abertura Composta pela comissão organizadora e autoridades da Uni-CV, ACL e AGL

9h30 a 10h15 – Conferência 1- Moderadora: Profa. Amália Lopes O SERTÃO NA CULTURA BRASILEIRA Antônio Fernando de Araújo Sá (DHI/PROHIS/UFS)

10h30 a 12h30 – Mesa-redonda 1 – Moderadora: Profa. Elvira Reis
1) PANORAMA DA ÉPICA BRASILEIRA Christina Bielinski Ramalho (DLI/PPGL/CIMEEP/PIBID/UFS)
2) NORDESTINADOS, DE MARCUS ACCIOLY: UM GLOSSÁRIO POÉTICO-REGIONAL Éverton de Jesus Santos (Doutorando PPGL/CIMEEP)
3) A POÉTICA PASSAGEIRA DE JEOVÁ SANTANA: POESIA PARA A VIDA Fabiana dos Santos (Doutoranda PPGL/UFS e professora da Faculdade Maurício de Nassau/SE)
4) A POÉTICA FERVENTE DE LÍVIO OLIVEIRA Cássio Augusto Nascimento Farias (Mestrando PPGL/UF)
5) ELOMAR FIGUEIRA MELLO E ANTÔNIO CARLOS NÓBREGA: A PELEJA SONORO-POÉTICA ENTRE O LITORAL E O SERTÃO DO NORDESTE BRASILEIRO Ítalo de Melo Ramalho (PPGA/UFS e Comissão do Direito social e do Trabalho OAB/SE)

14h30 a 16h30 – Mesa-redonda 2 – Moderadora: Profa. Arminda Brito

1) RELAÇÕES CABO-VERDE/BRASIL NA TRANSMISSÃO LINGUÍSTICA SÓCIO-HISTÓRICA NO SÉCULO XIX: O QUE DIZEM OS MANUSCRITOS SERGIPANOS? Sandro Mario Drumond Alves Marengo (DLEV/PPGL/UFS)
2) ESCRITURA EM LÍNGUA PORTUGUESA: EXPERIÊNCIAS DOS ALUNOS SURDOS DO CURSO DE LIBRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, BRASIL Cleide Emília Faye Pedrosa (PPGL/UFS)
3) ENTRE O NARRADOR POPULAR E O ARTISTA MARGINALIZADO: A HISTÓRIA ESCRITA SOB OS INFLUXOS DO IMAGINÁRIO COLETIVO, EM ALFARRÁBIOS, DE JOSÉ DE ALENCAR Rafaela Mendes Mano Sanches (Pós-Doutoranda PPGL/UFS – bolsa PNPD)
4) O PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA E AS IMAGENS DE SI: UMA ABORDAGEM DISCURSIVA Carlos Alexandre Nascimento Aragão (SEED/AGL)
5) AVANÇOS E DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS NO BRASIL Edinéia Tavares Lopes (QUÍMICA-ITA/PPGECIMA/NEABI/PIBID/UFS)

16h15 Lançamento e divulgação de livros

SEGUNDO DIA – 16/01/2018 – TERÇA-FEIRA

LITERATURA, EDUCAÇÃO E CULTURA CABO-VERDIANAS

9h30 a 10h30 – Conferência 2 – Moderador: Prof. Sandro Marengo GASTRONOMIA, MÚSICA E DANÇA NO CICLO DE VIDA DO HOMEM CABO-VERDIANO Manuel Brito-Semedo (FCSHA/CETLP/UniCV/ACL)

11h a 12h30 – Mesa-redonda 3 – Moderadora: Profa. Christina Ramalho O LUGAR DA LITERATURA NO CABO VERDE CONTEMPORÂNEO Académico Carlos Barbosa Académica Dina Salústio Académico Manuel Veiga

14h30 a 16 h – Mesa-redonda 4 – Moderadora: Profa. Cleide Pedrosa “TESTEMUNHO DE UM COMBATENTE” DE PEDRO MARTINS, UMA NARRATIVA-TESTEMUNHO ENTRE O DOCUMENTAL, O HISTÓRICO E O FICCIONAL Arminda Santa Cruz Brito (FCSHA/Uni-CV) REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO ESTÉTICA E CIDADE EDUCADORA A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DO GRUPO DE DANÇA CONTEMPORÂNEA RAIZ DI POLON Elter Manuel Carlos (FCSHA/Uni-CV) O MITO DA LIBERDADE NA LITERATURA LUSÓFONA: UM DIÁLOGO ENTRE TIMOR, ANGOLA, BRASIL E CABO VERDE Elvira Gomes dos Reis (FCSHA, CET, Uni-CV)

16h15 a 17h15 – Mesa de encerramento PERSPECTIVAS PARA AMPLIAÇÃO DE AÇÕES DO CONVÊNIO ENTRE A UNI-CV E A UFS II SLECEI (SERGIPE/BRASIL, 2019)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend