Unicef promove disciplina para conter violência física em escolas de Timor-Leste

Arquivo: Antigo Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, em visita a escola em Díli, no Timor-Leste. Foto: Rádio ONU

Da Redação

O Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, capacitou mais de 1,4 mil professores do ensino básico de Timor-Leste para que promovam ambientes tendo como foco principal a criança na sala de aula.

De acordo com a agência da ONU, esse programa faz parte da abordagem escolas amigas da criança, que na língua tetum é conhecido como Eskola Foun.

O Unicef destaca que a punição corporal tem sido uma tradição no país lusófono. Sete em cada 10 crianças relatam ter sofrido violência física de seus professores, de acordo com uma pesquisa de 2015. Pelo menos oito em cada 10 professores declararam aceitável bater em uma criança sob certas circunstâncias.

As novas ferramentas do Unicef para capacitar professores foram introduzidas em parceria com o Ministério da Educação timorense. Desde 2015, o programa nacional de formação de professores promove a prática ativa do ensino, a participação democrática e a inclusão.

Disciplina
Em 2017, os professores aplicam novas atividades específicas para administrar grandes turmas e aplicar disciplina de forma positiva.

Um dos exemplos da capacitação baseada nesse método é o da professora Lurdes, que trabalha em uma escola primária em Matata, pequena vila no município rural de Ermera.

No início de sua carreira, em 2018, a docente de 34 anos disse que imitou as regras de disciplina que conhecia desde quando era criança. Ela contou que repreendia e até espancava as crianças que se comportavam mal.

Agora, ela disse ter esperança num melhor desempenho de seus alunos. Além de trabalhar para que estes tenham uma nota alta, vai inspirar atitudes para mudar seu comportamento para que se tornem melhores pessoas por um futuro melhor do país.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: