UE e Timor-Leste assinam acordo para reforço de capacidade institucional

Da Redação
Com Lusa

Timor-Leste e a União Europeia (UE) assinaram um novo acordo de cooperação técnica para reforçar a capacidade institucional timorense para tomar decisões no âmbito dos projetos financiados por dinheiros europeus.

“O objetivo do novo acordo é fortalecer a gestão eficiente da cooperação regional, com ações tangíveis a nível nacional, facilitando a participação de Timor-Leste nos processos de tomada de decisão, e de assegurar a plena execução dos projetos formulados no quadro do 11.° Fundo Europeu de Desenvolvimento (FED)”, refere um comunicado da missão da UE em Díli enviado à Lusa.

Financiado pela UE em 215 mil euros, o projeto pretende “consolidar a estrutura técnica do Serviço do Ordenador Nacional de Timor-Leste” e facilitar a sua participação na atividade regional do PALOP-TL.

O acordo de “Cooperação Técnica e Apoio à Coordenação da Cooperação PALOP-TL com a União Europeia” foi assinado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação timorense, Dionísio Babo Soares, e o embaixador da UE em Díli, Alexandre Leitão.

O projeto PALOP-TL / União Europeia visa fortalecer a cooperação entre Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, “países que partilham uma forte identidade política, cultural, histórica e linguística, bem como um sistema de administração pública similar”.

“Este projeto representa um dos casos de sucesso da Cooperação Sul-Sul. No seu âmbito foram financiadas iniciativas em áreas diversas como a saúde, a boa governação, o estado de direito e a formação profissional”, explicou Alexandre Leitão, citado no comunicado.

O projeto assenta no “intercâmbio de conhecimentos especializados e de melhores práticas, bem como do reforço da cooperação em domínios específicos de interesse mútuo, em que a língua portuguesa traz um valor acrescentado especial”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend