Termina Reunião da CPLP em Lisboa

Mundo Lusíada

A reunião dos países membros da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) terminou em Lisboa. Participaram dela a Ministra dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades da Guiné-Bissau, Maria da Conceição Nobre Cabral; o Ministro de Relações Exteriores do Brasil Celso Amorim, e dos países Angola, Cabo Verde, Timor-Leste, Moçambique, além da Embaixadora de S. Tomé e Príncipe, bem como o Secretário Executivo da CPLP, Embaixador Luís Fonseca, e o Secretário Executivo Adjunto, Embaixador José Tadeu Soares.

A abertura da XII Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP, em 2 de novembro, foi presidida pelo Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Luís Amado. O tema central do debate foi “A CPLP e as Experiências de Integração Regional”. Os Ministros trataram da participação e experiência dos seus países em Organizações Regionais, e a importância da integração para o desenvolvimento e a afirmação internacional dos seus membros.

De acordo com MRE do Brasil, um dos pontos da reunião foi também a determinação na concretização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), os quais os países se comprometeram a disponibilizar recursos humanos e materiais para a erradicação da fome e redução drástica da pobreza extrema nos seus países.

Dentre as ínumeras medidas destacadas durante a reunião, está a importância do Tratado de Proibição Total de Ensaios Nucleares (CTBT), e da ratificação, por parte dos Estados-Membros, da Convenção da UNESCO sobre a Diversidade Cultural. Outro destaque é a realização, durante a presidência de Portugal no Conselho da União Européia, da II Cimeira UE-África, manifestando “esperança de que venham a ser adotadas decisões que contribuam para o efetivo reforço das relações e da cooperação entre a UE e a África, no quadro de uma parceria estratégica”.

Sobre a Cimeira UE-Brasil, a CPLP leu seus resultados como positivos, época em que foi estabelecido uma Parceria Estratégica para reforçar o diálogo e cooperação em áreas de interesse mútuo. Além da Missão de Informação da União Européia que esteve em Bissau, de 8 a 13 de outubro, para concessão de assistência no setor da segurança, no âmbito da Política Européia de Segurança e Defesa (PESD) da UE.

Um destaque é a proposta brasileira, acolhida com “satisfação” pela organização, de oferecer vagas para diplomatas dos países da CPLP no Curso de Formação do Instituto Rio Branco, responsável pela formação dos diplomatas no Brasil. “Os Ministros reconheceram, nesse projeto, o reiterado empenho do Governo brasileiro no fortalecimento das relações na Comunidade e congratularam-se pela perspectiva, contida na oferta brasileira, de promover um maior conhecimento mútuo entre jovens diplomatas da CPLP” divulga o comunicado.

Língua Portuguesa
O chanceler brasileiro abordou a questão do Acordo Ortográfico com o Conselho de Ministros da CPLP, mas sem definir data para entrada em vigor. “Todos reconhecemos que é importante ter o acordo ortográfico, até para fortalecimento da língua”, afirmou Celso Amorim à Lusa.

O Acordo, uma ortografia comum da língua portuguesa, já poderia entrar em vigor com a ratificação do protocolo modificativo. Com ele, o acordo pode vigorar com a ratificação de apenas três países da comunidade.

No âmbito da promoção e divulgação da Língua Portuguesa, foi realizado o XVII Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), na proposta de criação de redes universitárias, potenciadoras da valorização comum e afirmação da língua portuguesa, tendo em conta a grande diversidade de experiências das cerca de 120 instituições de ensino superior que constituem a Associação.

O Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) apresentou um conjunto de projetos ao Comitê de Concertação Permanente, diante da necessidade de continuar a apoiar, tanto financeira como tecnicamente, as iniciativas do Instituto, tendo em vista a promoção e difusão da língua portuguesa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend