Startup social leva marketing digital do Brasil para a África

Da Redação

Em janeiro de 2022, A Liga Digital, startup de impacto social, desembarca em São Tomé e Príncipe, na África para o levar transformação digital aos jovens de comunidades carentes.

“A Liga Digital vai promover a transformação digital na África. A ONU sinalizou que o e-commerce é um dos pilares de salvação do continente africano, pois além de permitir inseri-los no comércio global. Com isso, pode abrir novas possibilidades de empreendedorismo, emprego e renda”, afirma Helenice Moura, cofundadora da A Liga Digital.

A iniciativa faz parte do acordo de cooperação assinado em agosto deste ano, durante a Semana Investe em Mim, idealizado pela “A Liga Digital” que ofereceu mentoria e geração de oportunidades de emprego na área digital aos jovens. A missão tem por objetivo levar os cursos de Marketing Digital, E-commerce e Atendimento ao Cliente e televendas aos jovens.

Representando a África neste acordo está o Instituto Maria das Neves Novos Horizontes, fundado por Maria das Neves Ceita Batista de Sousa, Economista e Política que ocupou o cargo de Primeira-Ministra no período de outubro de 2002 a setembro de 2004, sendo a primeira mulher chefe do Governo em São Tomé e Príncipe.

“Os jovens representam 70% da população de São Tomé e Príncipe, e são a maioria desempregada em toda África, por isso estamos ansiosos por ver essa parceria começar a dar bons frutos”, ressaltou Maria das Neves.

Este acordo de cooperação foi mais um motivo para celebrar o aniversário da A Liga Digital, que em um ano de trabalho ofereceu um método de ensino diferente do aplicado nas escolas tradicionais, com trilhas de conteúdos que mixam teorias e mão na massa, o que exige engajamento de todos.

“Buscando diminuir os níveis de desigualdade social, o trabalho que A Liga Digital está desenvolvendo no Brasil já está fazendo a diferença na vida de centenas de jovens de comunidades, ao oferecer oportunidades de emprego e ocupação de vagas em grandes empresas do mercado. Queremos estender esse projeto para lugares do mundo onde os jovens enfrentam os mais altos índices de desemprego, como é caso da África”, completou Edilaine Godoi, cofundadora de A Liga Digital.

No Brasil, a iniciativa atendeu mais de 500 jovens em mais de 300 horas de curso e com mais de 20 professores. A startup (www.aligadigital.com) nasceu no ano passado com as executivas Helenice Moura e Edilaine Godoy, com objetivo de abrir portas do mercado digital aos jovens e melhor idade de comunidades que vivem em vulnerabilidade social e que tenham dificuldade de acesso ao mercado de trabalho.

“A Liga Digital”, em números, já tem mais de 420 jovens (guardiões) formados; 6 turmas do Brasil inteiro; 9 Vigilantes; e mais de 300 horas de cursos.

Entre os embaixadores “A Liga Digital” de 2021 estão nomes como Wanessa Camargo – cantora; Igor Reis – Diretor de Marketing da Warner Bross; Márcio Kumruian – Fundador da Netshoes; e Pedro Chiamulera – CEO T.Group.

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