Sede inaugurada para Jogos da Lusofonia 2009

A inauguração da nova sede para 2ª edição dos jogos, em Lisboa, foi feita sob o lema "A União é mais forte que a vitória". Brasil é candidato para os Jogos de 2013.

Da Redação Mundo Lusíada

"A União é mais forte que a vitória" é o lema dos II Jogos da Lusofonia, que acontecem em Lisboa em 2009, e cuja sede da Comissão Organizadora foi inaugurada no Complexo Desportivo do Lumiar, 30 de maio.

Entre 11 e 19 de julho do próximo ano são esperados em Almada, Oeiras e Lisboa, milhar e meio de atletas e oficiais de 12 países e regiões de quatro continentes, para competir em nove modalidades.

Depois dos Jogos de Macau em 2006, que o presidente da Comissão Organizadora dos II Jogos da Lusofonia e do Comitê Olímpico de Portugal, Vicente Moura, considerou "um grande sucesso", Lisboa irá receber a próxima edição com "expectativas altas".

"É um grande orgulho para o movimento olímpico. Trata-se do maior evento multi-desportivo a organizar em Portugal nos últimos tempos em torno da lusofonia", afirmou Moura, durante a cerimônia de inauguração da sede.

De acordo ele, será uma oportunidade de "confraternizar e conviver com a comunidade de emigrantes em Portugal", em torno de nove modalidades, acrescidos de uma competição paralímpica.

Para o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias, os II Jogos da Lusofonia "não são uma competição desportiva de alta competição", mas antes uma ocasião onde se pretende exaltar os valores da Lusofonia.

"O primeiro sentido destes jogos é exaltar o espírito da lusofonia e das relações históricas entre os países de língua portuguesa. O desporto tem por excelência esse papel, de enaltecer os valores comuns, o espírito da união, da cooperação entre todos", afirmou.

Em julho de 2009 são esperados atletas de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste, Guiné Equatorial, Índia e Sri Lanka, para competições em atletismo, basquetebol, futebol, futsal, judo, taekwondo, ténis de mesa, voleiol e voleibol de praia.

Na cerimônia, onde marcaram presença representantes diplomáticos de vários países de língua portuguesa e presidentes de diversas federações desportivas, Vicente Moura aproveitou a ocasião para avançar que já existem duas candidaturas – Brasil e Estado de Goa – para os Jogos de 2013. Com Agencia Lusa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Send this to a friend