São Tomé é o único lusófono sem casos de coronavírus

Da Redação
Com Lusa

O número de mortes em África resultantes da infecção por covid-19 passou, nas últimas 24 horas, de 117 para 134, com o número de casos a aumentar de 3.924 para 4.282, segundo as estatísticas mais recentes. No total, mantêm-se os números de países com casos registrados (46) e o de países com mortes por infecção pelo novo coronavírus (19).

Nos países lusófonos, Angola aparecia com três casos confirmados de infecção, Cabo Verde registra cinco e uma morte, Moçambique confirmou oito e a Guiné-Bissau dois. Dos países lusófonos, apenas São Tomé e Príncipe não tem qualquer caso confirmado.

No dia 29, Angola registrou as duas primeiras mortes de pessoas infectadas e o número de casos positivos subiu para sete, anunciou a ministra da Saúde, Silvia Lutucuta.

Os dois cidadãos angolanos morreram no sábado, indicou a governante, numa conferencia de imprensa em Luanda, capital do país. Um dos cidadãos, de 59 anos, residente habitual em Portugal, tinha chegado a Angola no dia 12 de março.

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, declarou o estado de emergência no país durante o mês de abril, impondo limitações na circulação interna e nas entradas pelas fronteiras, entre outras medidas de prevenção da pandemia provocada pelo novo coronavírus.

O chefe de Estado elencou numa comunicação à nação as medidas a aplicar, entre elas, “limitar a circulação interna de pessoas em qualquer parte do território nacional”.

“Eu disse limitar”, frisou, sublinhando mais tarde que as medidas se situam num “nível 3” de restrições, abaixo do “nível 4” já em vigor noutros países, como por exemplo, o recolher obrigatório em curso desde sexta-feira na África do Sul.

De acordo com dados do Centro para a Prevenção e Controlo de Doenças da União Africana, a distribuição territorial dos casos é esta:

– África central: 214 casos, nove mortes e seis recuperações

– África Oriental: 324 casos, quatro mortes e seis recuperações

– Norte de África: 1.716 casos, 98 mortes e 211 recuperações

– África Austral: 1.230 casos, dois mortos e 31 recuperações

– África Ocidental: 798 casos, 21 mortes e 48 recuperações.

A pandemia de covid-19 matou mais de 38.466 pessoas no mundo inteiro desde que a doença surgiu em dezembro na China, segundo um balanço da AFP nesta terça-feira.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: