Representantes da CPLP se reúnem em Santos

Mundo Lusíada

Representantes dos Estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) se reúnem entre 10 a 14 de setembro, em Santos, para intensificar as políticas e ações para inclusão e qualidade de vida das pessoas com deficiência.

O Encontro de Países Lusófonos para Divulgação e Implementação da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência vai promover a capacitação de agentes e nortear a qualificação de recursos humanos para atuar nesta área.

Segundo os organizadores, um dos objetivos da formação é garantir os direitos e exercício da cidadania dos deficientes através da difusão de ações, conhecimentos e troca de experiências, assim como aprofundar a cooperação nesta área entre os países da CPLP.

Também serão elaboradas estratégias de divulgação e implementação da Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. A convenção, aprovada em 2006, pretende "promover, proteger e assegurar o desfrute pleno e eqüitativo de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais por parte das pessoas com deficiência e promover o respeito por sua dignidade".

O Brasil aprovou o texto da convenção como emenda constitucional em julho deste ano. O evento em Santos é promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo.

Os oito países da CPLP participantes (Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste) têm "em seu ordenamento jurídico e em suas políticas públicas um determinado desenho de ações que propõem reduzir a pobreza, dar acesso aos serviços públicos e garantir os direitos das pessoas com deficiência", divulgou a secretaria de Estado, pasta criada em março de 2008, com objetivo de implementar ações que visem a cidadania e a inclusão social de deficientes.

O evento, que ocorre no Mendes Plaza Hotel, é gratuito e as inscrições devem ser feitas pelo site www.encontrolusofono.com.

Serviço:Encontro de Países Lusófonos para Divulgação e Implementação da Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência De 10 a 14 de setembro de 2008 Local: Mendes Plaza Hotel – Av. Mal. Floriano Peixoto, 42 Gonzaga – Santos (SP) www.encontrolusofono.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend