Radioterapia: Técnicos de Campinas ministram curso em Angola

O convite partiu dos Ministério das Relações Internacionais em parceria com o governo japonês.

Da Redação Divulgação

Entre 4 e 21 de agosto, os técnicos em radiologia Wilmar Torrano e Robinson José da Silva ministram aulas para trinta técnicos do Hospital Josina Machel e mais quatro postos de saúde da região de Luanda, capital da Angola. O convite partiu do governo brasileiro por meio da Agência Brasileira de Cooperação, órgão ligado ao Ministério das Relações Internacionais.

Torrano, que é profissional do Instituto Affonso Ferreira e participa do intercâmbio pela segunda vez consecutiva, poderia convidar outro profissional da área para ministrar as aulas e resolveu convidar seu ex-aluno, que também atua em Campinas. “É um intercâmbio profissional com outros países que também tem o português como idioma”, lembra Torrano. “Na verdade, é uma parceria entre o Japão e o Brasil, onde os japoneses levam os equipamentos de última geração e nós entramos com a experiência profissional. Antes, o governo japonês envia um profissional para organizar todo o esquema, inclusive aluguel de carros e estadia. Já chegamos com a única preocupação de ensinar os técnicos de lá”, destaca.

Segundo Torrano, este intercâmbio é muito importante porque Angola é um país carente e seus profissionais da saúde dependem dessas ações internacionais para conseguir se atualizar. “Passaremos informações importantes, como exames musculoesqueléticos, tórax, crânio, abdomem e aparelho digestivo”, ressalta.

A Agência Brasileira de Cooperação (ABC), que integra a estrutura do Ministério das Relações Exteriores (MRE), tem como finalidade negociar, coordenar, implementar e acompanhar os programas e projetos brasileiros de cooperação técnica, executados com base nos acordos firmadoss pelo Brasil com outros países e organismos internacionais.

Deixe uma resposta