Presidente de São Tomé apela aos empresários portugueses para que invistam no país

Presidente de São Tomé apela aos empresários portugueses para que invistam no país

Da Redação
Com Lusa

 

Por ocasião da visita de Estado a Portugal do Presidente de São Tomé e Príncipe, Manuel Pinto da Costa, o Presidente português Aníbal Cavaco Silva e a Dra. Maria Cavaco Silva ofereceram um jantar no Palácio da Cidadela de Cascais.

O Presidente são-tomense, Manuel Pinto da Costa, deixou, em Lisboa, um apelo aos empresários portugueses para que invistamem São Tomée Príncipe, que descreveu como “um país de futuro e de oportunidade de negócios”.

Numa visita à Associação Industrial Portuguesa (AIP), Manuel Pinto da Costa realçou a “importância” que atribui ao “relacionamento entre o setor privado dos dois países como instrumento fundamental na cooperação econômica entre Portugal e São Tomé e Príncipe”.

“Há um empenhamento político forte do Estado são-tomense no sentido de facilitar, incentivar e promover o investimento estrangeiro privado, em particular o português”, acrescentou o Presidente são-tomense, que iniciou uma visita de Estado e privada a Portugal.

Manuel Pinto da Costa, que se fez acompanhar nesta visita a Portugal por uma delegação de empresários do seu país, defendeu também que “é preciso pôr ao serviço do desenvolvimento econômico o posicionamento geoestratégico de São Tomé e Príncipe”.

“Temos uma posição geográfica no centro de uma região que é o Golfo da Guiné cuja importância geoestratégica é conhecida e continua a aumentar. Além disso, São Tomé tem ao seu alcance um mercado de mais de 300 milhões de consumidores nos países vizinhos cujo potencial é enorme e que é preciso explorar”, realçou.

O Presidente Manuel Pinto da Costa disse, igualmente, que “São Tomé e Príncipe reúne atualmente condições bastante atrativas para o investimento privado e tem registrado um melhoramento no clima de negócios reconhecido por organizações internacionais de prestígio” disse, indicando que foi o país da África subsariana que mais progressos teve no âmbito de “facilitação de negócios”.

Manuel Pinto da Costa e respectiva comitiva foram recebidos na AIP pelo presidente do Conselho Geral da Associação Industrial Portuguesa, Rocha de Matos, e por outros responsáveis desta organização empresarial.

Presidente de São Tomé e Príncipe, recebido pelo Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho, em 26 de julho.

Depois de dar as boas-vindas aos visitantes são-tomenses, Rocha de Matos afirmou que é importante Portugal e São Tomé e Príncipe, como as restantes nações da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, se afirmarem “em conjunto, não só no espaço da lusofonia, mas acima de tudo no espaço das regiões de que os vários países da lusofonia fazem parte”.

A visita de Manuel Pinto da Costa decorre até 3 de Agosto, a convite do presidente português, Aníbal Cavaco Silva. Cavaco Silva, recebeu o seu homólogo são-tomense, Manuel Pinto da Costa, e após o encontro dos dois chefes de Estado, Pinto da Costa visitou o Instituto Marquês de Valle Flôr, que mantém projetos de cooperaçãoem São Tomée Príncipe, bem como a Associação Industrial Portuguesa.

Um banquete oficial oferecido pelo Presidente português encerrou a agenda do dia do Presidente são-tomense.

1 Comment

  1. E que assim seja com todas os países da CPLP. Eu acho que Portugal, Brasil e Macau como as maiores economias da comunidade deveriam invester pesado em economias menores como São Tomé e Principe, Cabo Verde, Moçambique, Angola e Guiné-Bissau.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: