Presidente de Cabo Verde felicita Biden e recorda comunidade emigrante nos EUA

Da Redação
Com Lusa

O Presidente e o primeiro-ministro de Cabo Verde felicitaram no sábado Joe Biden e Kamala Harris pela anunciada vitória nas presidenciais dos Estados Unidos, onde reside a maior comunidade cabo-verdiana na diáspora.

“Felicito Joe Biden e Kamala Harris pela sua anunciada vitória na eleição presidencial americana e auguro o reforço das relações históricas e culturais entre americanos e cabo-verdianos e da cooperação entre os dois países”, escreveu o Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, numa mensagem divulgada na sua rede social.

Estima-se que vivam nos Estados Unidos da América mais de 300 mil cabo-verdianos e descendentes, a maior comunidade fora do arquipélago.

O chefe de Estado exortou que esta eleição “possa vir a atingir um nível que corresponda ao do relacionamento humano entre os dois povos”.

Também o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, usou a rede social Facebook para dar os “parabéns” a Biden e Kamala Harris, pela eleição.

“Cabo Verde conta com a nova Administração Americana no reforço das relações diplomáticas, econômicas e de parceria para o desenvolvimento com os EUA, país que alberga a maior comunidade cabo-verdiana no exterior e com o qual Cabo Verde tem uma relação de mais de 200 anos”, recordou o primeiro-ministro.

O candidato democrata Joe Biden foi anunciado como vencedor das eleições presidenciais de 03 de novembro, segundo projeções dos ‘media’ norte-americana.

Segundo as projeções, Biden totaliza 290 “grandes eleitores” do Colégio Eleitoral, derrotando o candidato republicano e atual Presidente Donald Trump.

A posse de Biden como 46.º Presidente dos Estados Unidos está marcada para 20 de janeiro de 2021.

São Tomé

No domingo, o presidente são-tomense, Evaristo Carvalho, também felicitou o presidente eleito e a sua vice-presidente, Kamala Harris.

“Em nome do povo santomense e em meu próprio, endereço a Vossa Excelência, bem como à Senhora Kamala Harris, as mais vivas felicitações pela vossa eleição à presidente dos Estados Unidos e exprimo votos ardentes de bom desempenho no exercício das vossas altas funções”, refere a mensagem de Evaristo Carvalho.

O estadista são-tomense espera poder com os dois governantes “aprofundar ainda mais as boas relações de amizade e de cooperação existentes entre os dois países”, e também “empreender” com Joe Biden e “demais líderes mundiais, ações comuns visando enfrentar os grandes desafios, como o aquecimento global do Planeta, a Pandemia do Covid-19 e o Multilateralismo”.

Brasil

O vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão, disse nesta segunda-feira que o Presidente, Jair Bolsonaro, aguarda o fim de disputas jurídicas para se pronunciar sobre as eleições nos Estados Unidos e a vitória do candidato democrata.

“Eu julgo que o Presidente [do Brasil, Jair Bolsonaro] está aguardando terminar esse imbróglio aí de discussão se tem voto falso, se não tem voto falso, para dar o posicionamento dele (…) É óbvio que o Presidente na hora certa vai transmitir os cumprimentos do Brasil a quem for eleito”, disse Mourão para jornalistas.

“Vamos esperar. É uma pergunta prudente. Acredito que esta semana o que está pendente será definido e depois nos prepararemos para uma nova relação com quem tiver de se estabelecer”, acrescentou.

A posição de Bolsonaro em relação às eleições nos Estados Unidos é semelhante à adotada pela Rússia, China e também países latino-americanos como o México, que optaram por aguardar o resultado das ações judiciais tentadas pelo candidato republicano e Presidente cessante, Donald Trump, que denunciou alegadas fraudes no processo de votação nas presidenciais norte-americanas.

Bolsonaro expressou ao longo do processo eleitoral dos Estados Unidos a sua preferência pela reeleição de Trump e manteve um tom crítico contra Biden após algumas declarações do agora Presidente eleito sobre a Amazónia.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: