Portugueses participam em Minas de Festival Literário que pode ser levado a Portugal

Com apoio da Embaixada de Portugal, organização quer levar o evento para ser realizado em Portugal.

 

FeiraLivro_PocosCaldas

Mundo Lusíada

Nomes lusófonos confirmaram presença no Festival Literário de Poços de Caldas (Flipoços), que será realizado entre os dias 25 de abril e 3 de maio. Este ano, o país homenageado do evento é Portugal. Serão mais de 50 expositores com mais de 80 mil títulos de livros a preços atrativos, mais de 10 palestrantes convidados e atrações culturais variadas.

A Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas e o Festival Literário, que completam 10 anos em 2015, firmaram uma parceria com a Embaixada de Portugal no Brasil e com o Camões Instituto da Cooperação e Língua com o objetivo de fomentar o intercâmbio entre as duas culturas.

Aclamado em Minas e sendo cada vez mais conhecido no resto do país, o Flipoços pode, em breve, conquistar a Europa. É provável que o evento seja realizado também em Portugal. Pelo menos essa é a vontade do governo brasileiro, através do Ministério da Cultura, e do português, via Embaixada de Portugal no Brasil.

O Festival Literário acontece em Poços de Caldas, cidade que fica localizada em uma região montanhosa no sul de Minas Gerais. Poços de Caldas também recebeu o título em 2013 de “cidade do Estado com o maior índice de leitores” em pesquisa realizada pelo Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e no Caribe (CERLALC), entidade ligada à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Nas últimas três edições, o Festival vem oferecendo aos visitantes do Flipoços e da Feira da Nacional do Livro oportunidade de contato direto com alguns dos mais destacados escritores contemporâneos portugueses. O objetivo principal com esta atividade é oferecer ao diversificado público oportunidade de conhecer mais e melhor a cultura portuguesa, já que os brasileiros possuem fortes laços de vida com os portugueses. “Para mim, trazer ao encontro do público mais informações sobre nossas origens portuguesas é fundamental”, conta Gisele Ferreira, curadora do Festival. “Acreditamos que oferecer esta oportunidade às crianças, jovens e adultos através da literatura portuguesa é uma forma de saber mais sobre nós mesmos”, enfatiza.

Nesta edição comemorativa dos 10 anos do Festival, a Embaixada de Portugal e o Instituto Camões apoiam a vinda de dois convidados portugueses que irão compor a programação cultural do Flipoços. José Luis Peixoto (escritor) e José Miguel Ribeiro (ilustrador e cineasta). Eles participarão do Festival Literário Flipoços, que será realizado entre os dias 25 de abril e 3 de maio.

José Luis Peixoto é escritor e poeta, licenciado em Línguas e Literaturas Modernas (inglês e alemão) pela Universidade Nova de Lisboa. Seus livros foram traduzidos para 20 idiomas e são estudados em diversas universidades do mundo. Ao longo da carreira, recebeu vários prêmios em Portugal e em outros países. Em 2001, venceu o prêmio literário José Saramago pelo romance “Nenhum Olhar”. Em 2007, a obra foi incluída na lista do jornal inglês Financial Time como um dos melhores livros publicados na Inglaterra. Nesse mesmo ano, seu livro “Cemitério de Pianos” recebeu o prêmio Cálamo Otra Mirado, atribuído ao melhor romance estrangeiro publicado na Espanha. Em 2010, ganhou o prêmio Libro d’Europa, na Itália, com o romance “Livro”. Em seu próprio país, recebeu, ainda, o prêmio da Sociedade Portuguesa de Autores, com o livro de poesias “Crianças em Ruínas”.

José Miguel Ribeiro estudou artes plásticas, mais precisamente pintura, na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa. Mas dedicou-se mesmo aos estudos audiovisuais, tornando-se o maior cineasta português de filmes de animação. Nessa área, fez o filme “A Suspeita”, em 1999, que arrebatou 26 prêmios internacionais, incluindo o Cartoon D’Or 2000, considerado o Oscar europeu do cinema de animação. Também é ilustrador, cujo trabalho está sempre presente nos livros dos maiores autores portugueses de literatura infantil. “Com talento reconhecido em duas frentes de trabalho, não se sabe hoje se Ribeiro é um cineasta que ilustra ou um ilustrador que faz cinema”, diz Gisele.

Ele estará presente no lançamento da Mostra de Cinema Infantil Flipoços 2015, no Espaço Flipocinhos Sesc Minas, braço infantil do Flipoços, onde vai apresentar alguns de seus mais importantes filmes de animação, além de bater papo com as crianças.
Os dois convidados portugueses estarão em Poços de Caldas a partir do dia 25 de abril e permanecem na cidade por todo o período, retornando apenas dia 03 de maio. Eles participarão de diversas atividades dentre elas bate papo com o público, encontros, oficinas, workshops.

Também o poeta e ensaísta português Luis Serguilha estará presente em Poços de Caldas. Eles se juntam, assim, a um grupo de escritores consagrados já confirmados no evento como Ziraldo, Ignácio de Loyola Brandão, Luis Erlanger, Stella Maris Rezende e Edney Silvestre. “O Serguilha vem compor o nosso time de escritores portugueses do evento, trazendo o que há de melhor na escrita de nossa língua mãe”, diz Gisele Ferreira.

Luis Serguilha, 48 anos, é autor de 14 obras entre poesias e ensaios. Possui textos publicados em diversas revistas de literatura e traduzidos em vários idiomas. Entre os seus livros mais importantes estão “Embarcações” (2004), “A singradura do capinador (2005), “Hangares do vendaval” (2007), “As Processionárias” (2008) e “Kalahari” (2013). Em 2000, recebeu o Prêmio de Literatura Poeta Júlio Brandão com o livro de prosa “Entre nós”. Além de poeta e ensaísta Serguilha é também curador do Encontro Internacional de Literatura e Arte: Portuguesia.

O patrono da edição 2015 do evento também está definido: será o cartunista, escritor e jornalista Ziraldo, de 82 anos. Mineiro de Caratinga, ele participa pela primeira vez do evento. O Flipoços 2015, que será realizado junto com a X Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas e que tem o Flipocinhos como braço voltado para o público infantil, contará, como de hábito, com a participação de importantes nomes da literatura nacional, além de Ziraldo. Entre eles, Ignácio de Loyola Brandão e Luis Erlanger. A programação completa do Festival podem ser acessadas no site www.flipocos.com.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: