Passos anuncia visita a Timor-Leste e cooperação militar

PassosCoelhoXananaGusmao_PortugalTimor

Da Redação

O Primeiro-Ministro português, Pedro Passos Coelho, afirmou que as relações entre Portugal e Timor-Leste são “de excelência”, disse no final de um encontro com o seu homólogo timorense, Xanana Gusmão, em Lisboa. “Estou empenhado no reforço da grande amizade e fraternidade que liga os povos dos dois países”.

Segundo afirmou, ele próprio deve participar da cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que terá lugar em Díli. “Terei a possibilidade de concretizar uma visita, também de caráter bilateral, que será a primeira que um Primeiro-Ministro português fará a Timor-Leste. Já transmiti ao senhor Primeiro-Ministro [Xanana Gusmão] a honra que tenho em concretizar esta visita, na sequência do convite que ele próprio endereçou para o efeito”.

Sublinhando o “papel extraordinário” desempenhado por Xanana Gusmão na construção de Timor-Leste, que “foi capaz de mostrar a todo o mundo que é hoje uma nação bem-sucedida na experiência democrática que encetou”, Pedro Passos Coelho reiterou ainda o apoio de Portugal à entrada de Timor-Leste na Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), o que será benéfica para os empresários de todo o espaço lusófono.

O Primeiro-Ministro afirmou também que, a pedido de Xanana Gusmão, o Governo nomeou um representante diplomático para integrar a comissão de preparação da Cimeira da CPLP, a primeira realizada na Ásia.

“Este vai ser um evento de enorme simbolismo para os países lusófonos, e uma oportunidade para a comunidade internacional testemunhar a credibilidade e a maturidade político-diplomática de Timor-Leste”, acrescentou.

Quanto à cooperação bilateral, Pedro Passos Coelho referiu que o Primeiro-Ministro timorense, que acumula também a pasta da Defesa em Timor-Leste, esteve se reunindo  com o Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, para assinatura entre os dois governos de um programa-quadro de cooperação técnico-militar entre os anos de 2014 a 2016.

Portugal e Timor-Leste vão ainda “intensificar a cooperação nas áreas da segurança e justiça e, muito proximamente, deverão assinar um protocolo de cooperação em matérias de águas, saneamentos, drenagem e gestão de resíduos sólidos, quando o Ministro das Obras Públicas timorense visitar o País”.

E concluiu: “Portugal reitera a sua disponibilidade para continuar a apoiar a prossecução de objetivos definidos pelo Governo de Timor-Leste em matéria de aprendizagem e disseminação do português, com particular atenção para as gerações mais jovens”.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: