Países lusófonos debatem cooperação sobre água

Segundo representante da Agência Nacional de Águas, José Machado, as discussões para oficializar a parceria ocorrem em Istambul durante o 5º Fórum Mundial da Água.

Por Mônica Villela Grayley Da Rádio ONU

Representantes dos oito países de língua portuguesa estiveram reunidos em Istambul, na Turquia, para debater uma cooperação sobre gerenciamento de água. A reunião ocorreu durante o 5º Fórum Mundial da Água. O encontro pretende estabelecer uma agenda para oficializar a parceria, que já está acontecendo em nível bilateral.

A informação foi dada à Rádio ONU, de Istambul, pelo diretor-presidente da Agência Nacional de Águas, José Machado. "Essa experiência vem ocorrendo há algum tempo. Temos trocado tecnologia e missões técnicas que visam aprendermos uns com os outros. Acredito que este fórum é uma oportunidade de verificar uma agenda com começo, meio e fim focada em alguns temas de interesses dos países", afirmou.

Além disso, o encontro busca a formalização de compromissos políticos para gerir os recursos hídricos e enfrentar os desafios do século 21.

Democracia Segundo José Machado, o Brasil propõe uma administração descentralizada da água em todos os níveis. "Uma gestão compartilhada, descentralizada e democrática da água. Onde a gestão é feita nas bacias hidrográficas através de um comitê de bacia que são instituições democrática. Isso reúne o poder público, os usuários, organizações não-governamentais que podem tomar decisões para administrar a água", afirmou.

O Fórum da Água acontece a cada três anos para chamar a atenção para o tema nas agenda políticas de governos em todo o mundo. O último Fórum Mundial da Água, no México, reuniu mais de 20 mil participantes.

Deixe uma resposta