ONU: Portugal recebeu quase mil pedidos de asilo desde 2007

País lusófono registrou nos últimos quatro anos aumento de requerimentos de refúgio; relatório da agência da ONU mostra tendências de asilo em países europeus e outros países não europeus selecionados.

Por Susete Sampaio
Rádio ONU em Lyon

No período de 2007 a 2011 chegaram a Portugal 960 pedidos de asilo. A informação foi publicada dia 03 de abril num relatório do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, Acnur.

O estudo “Níveis de Asilo e Tendências nos Países Industrializados” foi aplicado a 44 nações.

Segundo o documento do Acnur, um solicitador de asilo é “um indivíduo que procura proteção internacional e cujo pedido para o estatuto de refugiado não foi ainda determinado”.

Portugal

No ano passado, Portugal recebeu 280 pedidos de asilo contra os 160 pedidos registrados em 2010.

Entre as nacionalidades que mais pediram abrigo em território português em 2011, destacam-se Guiné-Conacri, com 47 pedidos, Somália, Nigéria, Côte d’Ivoire – conhecida como Costa do Marfim, República Democrática do Congo, Colômbia e Guiné-Bissau. Foram 11 os guineenses que solicitaram asilo a Portugal.

 

Brasileiros

O Brasil está na tabela dos países que pediram asilo aos Estados Unidos e Canadá em 2011.

No entanto, a tendência de pedidos de brasileiros foi menor: das 113 candidaturas em 2007, foram 83 em 2011.

De acordo com o Acnur, o número total de pedidos de asilo em países industrializados em 2011 foi de 441 mil, um aumento de 20% em relação ao ano anterior. Para explicar essa tendência, a agência da ONU aponta a intensificação dos conflitos do mundo árabe e da África Ocidental.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: