ONU elogia ajuda de Portugal ao desenvolvimento de Timor

Representante de Ban Ki-moon e chefe da Unmit reconheceu o apoio do país no setor de segurança.

Por Carlos Araújo

Rádio ONU em Nova Iorque

A enviada especial das Nações Unidas a Timor-Leste, Ameerah Haq, expressou a sua profunda apreciação pelo que descreveu de “contribuição vital” de Portugal ao desenvolvimento do país asiático.

 

Numa nota divulgada em junho, após uma visita de dois dias a Portugal, nos dias 21 e 22, Haq informou as autoridades sobre a situação em Timor, destacando os progressos alcançados desde 2006.

 

Segurança

A representante de Ban Ki-moon e chefe da missão da ONU no país, Unmit, reconheceu o apoio de Portugal ao setor de segurança, particularmente o envio de pessoal para a componente policial da missão e para o Grupo de Ligação Militar.

 

Ameerah Haq apresentou também as suas condolências pela morte do polícia Hermenegildo Almeida Marques, num acidente de viação na localidade de Manatuto, neste dia 21. Ela notou que progressos no desenvolvimento de uma força policial timorense moderna, democrática e profissional dependem muito de oficiais dedicados como Almeida Marques.

 

Polícia

O comunicado da Unmit afirma que as autoridades portuguesas responderam de forma positiva ao pedido de Haq para o envio de mais oficiais da polícia.

 

Durante a visita, as duas partes reconheceram a valiosa contribuição de Portugal para o reforço das instituições democráticas e judiciais, alívio da pobreza, formação de professores de português, agricultura e saúde.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: