Mulheres angolanas estão se interessando mais por política, diz ministra

Em entrevista à Rádio ONU, Genovena Lino, afirmou que desde eleições de 2008, Parlamento passou a ter 38% de integrantes femininas.

 

Por Mônica Villela Grayley
Da Rádio ONU em Nova York


As mulheres angolanas estão, cada vez mais, interessadas em política. Segundo a ministra de Angola para Família e Promoção da Mulher, Genovena Lino, o número de mulheres em cargos eletivos deve subir.

Durante entrevista à Rádio ONU, em Nova York, a ministra contou que, desde as eleições de 2008, 38% das cadeiras do Parlamento angolano estão sendo ocupados por mulheres.

“A cutilância das mulheres, a participação ativa das mulheres faz com que, de maneira natural, este número suba. As mulheres vêm participando desde a luta de libertação, desde a luta pela independência de Angola. Com a criação da Secretaria de Estado para Promoção e Desenvolvimento da Mulher, em 1991, facilitou a maior compreensão sobre a relação entre homens e mulheres, e os direitos da mulher.”

A ministra Genoveva Lino esteve em Nova York para participar da 56ª Comissão sobre o Estatuto da Mulher.

Ela discursou, logo no primeiro dia do encontro, para um público de representantes dos direitos da mulher de todo o mundo.

A ministra Eleonora Menicucci, do Brasil, também participou do evento. Já Portugal foi representado por Teresa Morais, secretária de Estado para os Assuntos Parlamentares e Igualdade.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: