Missão cearense visita Cabo Verde para maior aproximação

Por Marcelo Oliveira


Com o intuito de criar uma aproximação entre Fortaleza e Cabo Verde, uma missão partiu do Ceará, nordeste do Brasil, para o país africano no último dia 17 de maio. Entre os participantes do grupo, diretores da Companhia Docas do Ceará, da Câmara Brasil-Portugal no Ceará (CBP-CE) e Roberto Marinho, presidente da Ceará Trade Brasil e da Câmara Brasil-Angola no Ceará.

Um dos principais objetivos é encurtar a rota que liga os dois países. O tempo de duração do transporte de carga entre Fortaleza e Cabo Verde chega a durar 55 dias.

Em janeiro, um grupo já havia estado no país para realizar estudos que pudessem diminuir esse tempo. Um ponto importante da parceria é que poderá escoar não apenas cargas cearenses, mas também de outros estados.

Desde o dia 18, o grupo participou de workshops, reuniões e visitas em que as autoridades demonstram as potencialidades de Cabo Verde, em uma rota vantajosa para os dois países. Em 22 de maio, o grupo esteve na Empresa Nacional de Administração de Portos (ENAPOR) para a abertura do Entreposto de Produtos Brasileiros em Cabo Verde. Na ocasião, houve a apresentação da Comissão de Comércio Exterior do Ceará (CCE-CE).

Em 23 de maio, ocorre um encontro com a ministra da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Eva Ortet. É a oportunidade que a comitiva brasileira teve para colocar a ministra a par das novas possibilidades de parcerias e negócios que podem ser concretizadas no âmbito do agronegócio. No roteiro, visitas ao Porto Grande de Mindelo, às zonas de Logística Portuária, Industrial de Lazareto e à Zona Franca de Cabo Verde.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: