Ministro Celso Amorim visita São Tomé e Príncipe

Da redação

Marcello Casal Jr – 03.mar.08/ABr

>> O ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, concede entrevista no Brasil

No último 10 de maio, o ministro brasileiro das Relações Exteriores, Celso Amorim, esteve em visita a São Tomé e Príncipe, para participar da V Reunião Ministerial do IBAS, na África do Sul.

Recebido pelo presidente Fradique de Menezes, primeiro-ministro Patrice Emery Trovoada; e pelo chanceler Ovídio Pequeno, durante a visita, Amorim inaugurou o projeto de cooperação bilateral para o estabelecimento de sistema de Governo Eletrônico em São Tomé. Esteve previsto ainda a visita ao recém-inaugurado Centro de Estudos Brasileiros (CEB) de São Tomé (Centro Cultural Guimarães Rosa).

De acordo com o ministério, o projeto Governo Eletrônico visa permitir a interligação entre os vários órgãos governamentais santomenses, por meio da criação de um centro de processamento de dados do governo. O projeto contou com decisivo apoio, tanto material como de recursos humanos, do Serviço Federal de Processamento de Dados – SERPRO.

No Centro Cultural Guimarães Rosa, instalado em área de 600m2 contígua à Embaixada do Brasil, serão exibidos filmes brasileiros e ministrados cursos de teatro, de capoeira e de folclore brasileiro e suas raízes africanas.

Mais de 200 alunos já se inscreveram para as atividades, de acordo com MRE. A programação do Centro inclui também o primeiro curso de português para estrangeiros oferecido em São Tomé e Príncipe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Send this to a friend