Mari Alkatiri lança livro sobre primeiros anos de governo em Timor

Primeiro-ministro timorense na Universidade de Lisboa

Lisboa – O primeiro-ministro timorense, Mari Alkatiri, esteve na Universidade de Lisboa, em 16 de fevereiro, para o lançamento do seu livro “Timor-Leste: O caminho do desenvolvimento – Os primeiros anos de governação”.

A obra, com prefacio de Mário Soares, foi apresentada no Salão Nobre da Reitoria da Universidade, pelo ministro português dos Negócios Estrangeiros, Freitas do Amaral. Marcam igualmente presença o vice-reitor da Universidade de Lisboa, António Nóvoa, e a embaixadora de Timor-Leste em Portugal, Pascoela Barreto.

Para além dos principais discursos que o chefe do Executivo timorense proferiu desde 2001, a segunda edição desta obra, com a chancela da Editora Lidel, inclui também o texto de apresentação da primeira edição do livro em Díli, no dia 26 de Novembro de 2005, pelo Presidente timorense, Xanana Gusmão, e o discurso de final de ano (2005) do primeiro-ministro.

Mari Alkatiri, o primeiro chefe do Executivo do mais novo Estado-nação do mundo, 56 anos, nasceu em Díli, foi um dos fundadores da Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (FRETILIN), em 1974. Deixou Timor-Leste em 1975, na ocupação Indonésia e foi o responsável pela delegação da Resistência baseada em Moçambique. Licenciou-se em Direito pela Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo, tendo voltado a Timor-Leste em Outubro de 1999.

Ocupou o cargo de ministro dos Assuntos Econômicos no I Governo de Transição da Administração Transitória das Nações Unidas em Timor-Leste (UNTAET) e, a seguir às eleições da Assembléia Constituinte, assumiu a chefia do II Governo Transitório. Com a Independência do país, a 20 de Maio de 2002, tomou posse como primeiro-ministro. PNN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend