Macau: Curiosidades de um outro mundo

Curiosidades de um outro mundo

Vanessa Sene | Mundo Lusíada

O que existe de mais rico em uma viagem ao exterior, e mais especificamente a uma região como o arquipélago de Macau, é a grande diferença na cultura, comportamento e hábitos do povo. Algumas características são tão diversas em comparação a nossa que nos espantamos ao imaginar certos comportamentos em nosso país. Podemos observar várias questões interessantes pelas ruas como placas com inscrições em chinês e em português.

É impressionante a diferença na parte gastronômica entre os chineses e os brasileiros. A qualidade de alimentação explica a vida saudável e boa aparência da população. Alguns pratos tipicamente chineses trazem acelga, arroz branco, cogumelos, leitão, feijão doce, sopa de tubarão com barbatanas, este especificamente caro.

De certo, o que existe de mais pesado e gorduroso na alimentação macaense vem da influência portuguesa que existe por todo lado, desde bacalhoadas, assados com batata, pães, até os doces portugueses, muito famosos nas chamadas “pastelarias” de Macau.

Um outro grande exemplo é o meio de transporte público em Macau, que aqui no Brasil é totalmente improvável. Ao entrar em um ônibus de linha em qualquer parte do arquipélago, as pessoas devem depositar a quantidade certa da tarifa da passagem em uma pequena caixa de acrílico, sem que ninguém venha conferir.

A população macaense é assim, acostumada a entrar e depositar a tarifa exata e a única pessoa que repara na colocação do dinheiro é o próprio motorista do ônibus, de seu espelho retrovisor.

Um outro meio de transporte muito comum no arquipélago é a motocicleta. Enquanto a China é conhecida pela grande quantidade de pessoas, na grande maioria se locomovendo de bicicleta, em Macau o comum é a motocicleta.

É de espantar o “mar” de motos que se pode observar em estacionamentos e calçadas durante o horário comercial. Jovens, adultos, executivos que apostam na praticidade da motocicleta evitando o trânsito organizado de Macau.

Porém, os carros também são uma febre na região, na parte da decoração. Muitos são os importados, mas muitos mais são os carros populares com bichos de pelúcia no painel do veículo, ou forro de desenhos animados nos bancos, como do urso Puff, Hello Kitty, Mickey e Minnie entre outras decorações. Carros assim são decorados por homens e mulheres, adolescentes e pais de família, pessoas de todas as faixas etárias, todos entraram na moda dos desenhos.

Engraçado, diferente e divertido. As características de um povo que vive tão longe de nós podem ser classificadas de várias maneiras, mas todas elas chegam a uma só, a do conhecimento.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: