Lula visita Moçambique

Da Redação Mundo Lusíada

Nos dias 16 e 17 de outubro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva realiza visita a Moçambique, acompanhado dos ministros das Relações Exteriores, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, da Saúde, e dos presidentes da Embrapa, do SESI e Fiocruz.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, também acompanhará o presidente uma delegação empresarial que participará de seminário com intuito de identificar novas oportunidades de negócios com Moçambique.

Em Maputo, na capital, o presidente Lula deve inaugurar o Escritório Regional para África da Fundação Oswaldo Cruz. A Representação da Fiocruz possibilitará diálogo mais ágil com os setores de saúde dos países africanos, desenvolvimento de novos projetos de cooperação e transferência de experiências brasileiras em políticas públicas de saúde.

Além disso, Lula deve anunciar medidas para a implantação, com cooperação brasileira, de fábrica de anti-retrovirais e outros medicamentos em Moçambique, projeto liderado pelos Ministérios da Saúde e das Relações Exteriores.

A iniciativa busca contribuir para o reforço moçambicano de enfrentar os desafios no setor de saúde, particularmente o combate à AIDS, cuja incidência no país vem aumentando nos últimos anos. Apesar dos esforços do governo, a estimativa é que mais de 80% dos infectados não tenham tratamento adequado. A produção de medicamentos anti-retrovirais no país contribuirá para aliviar esse quadro.

Ainda, deverão ser assinados atos bilaterais nas áreas de cooperação audiovisual e cinematográfica, cooperação esportiva e educação nutricional, além de memorando para a cessão de terrenos para as respectivas embaixadas em Brasília e em Maputo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Send this to a friend