Jovens Caboverdianos marcam 1º Encontro em Brasília

Da Redação

Entre 8 e 10 de julho, Brasília cedia o 1º Encontro Nacional dos Estudantes Caboverdianos no Brasil. O evento é promovido pela Associação dos Estudantes Caboverdianos em Brasília – AECBSB, que comemorou três meses de fundação no último 29 de junho.

O encontro visa a integração dos estudantes caboverdianos que residem e estudam no Brasil, criando “um espírito de associativismo, empreendedorismo e de consciência social” defende o presidente da associação, Jailson da Conceição Teixeira de Oliveira. “Esse é um passo que a AECBSB dá em prol da integração dos estudantes caboverdianos nos diversos estados do Brasil” defende Oliveira.

Segundo Jailson Oliveira, o evento conta com o apoio matriz do Ministério da Educação do Brasil e da Universidade de Brasília, além de Empresas Juniores da UnB e da Embaixada de Cabo Verde no Brasil. O tema do encontro, “Cabo Verde em questão”, tenta abordar assuntos relacionados ao rumo do país, no futuro próximo, mantendo uma correlação com as questões estudantis. Ainda, pretende mostrar que os estudantes caboverdianos estão interessados a colaborar no mundo acadêmico face aos marcos de desenvolvimento do país.

Entre as palestras estão O papel das Associações dos Estudantes Caboverdianos no Brasil; O papel da Empresa Júnior na capacitação dos profissionais; A importância do Brasil na formação e qualificação de quadros caboverdianos; e Estudo da Língua Crioula em Cabo Verde.

Desde a criação da AECBSB que os caboverdianos no Brasil, para uma formação superior ou pós-graduação, trabalham em prol de uma maior divulgação de Cabo Verde e da África na capital federal, e tem como parceiro a UECESP – União de Estudantes Caboverdianos no Estado de São Paulo.

Para o evento, a associação estima a presença de mais de 160 pessoas, na maioria estudantes caboverdianos de diversos estados, além de estudantes das Empresas Juniores da UnB e grupos culturais do DF que apresentam características típicas africanas. Outras informações sobre o evento podem ser obtidas no site www.aecbsb.org.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Send this to a friend