Jogos dos países de língua portuguesa acontecem no Rio

Da Redação Com agencias

Foto Gingafotos

>> Cerimônia de Abertura

Começou a 6ª edição dos Jogos Desportivos dos Países de Língua Portuguesa, na tarde de 26 de julho, no Estádio Célio de Barros, Complexo Esportivo do Maracanã no Rio de Janeiro. A competição reúne cerca de 600 esportistas de até 16 anos e atletas portadores de deficiência de até 20 anos, dos oito países lusófonos.

Atletas de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, Timor Leste, e São Tomé e Príncipe, começam a competir nas modalidades basquete, futebol, handebol, tênis, vôlei e atletismo para portadores de deficiência. O encerramento acontece em 01 de agosto. Esta edição contará também com delegações do arquipélago chinês Macau.

Segundo o ministro do Esporte, Orlando Silva, os Jogos são mais uma forma de aproximar os oito países que se identificam através do idioma, e que desde julho de 1996 se reúnem na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). “Aqui, muitos jovens atletas que vêm ao Brasil têm oportunidade de ter um contato com a nossa cultura e conhecer um pouco mais o nosso país. É uma oportunidade também de interação, não só dos atletas como dos técnicos”, afirmou.

Promovidos desde 1992, quando Portugal sediou a primeira edição, os jogos já passaram por Guiné Bissau (1995), Moçambique (1997), Cabo Verde (2002) e Angola (2005).

Timor-Leste pela primeira vez Uma delegação de Timor-Leste desfilou pela primeira vez numa cerimônia de abertura dos Jogos da CPLP. Desde o ano do reconhecimento do mais jovem país da CPLP, em 2002, essa foi a primeira participação dos atletas timorenses na competição.

A estréia de Timor-Leste não tem passado despercebida e foi um dos tópicos do discurso do ministro brasileiro do Esporte, Orlando Silva Jr, que reiterou ainda o papel do evento no “fortalecimento dos laços de solidariedade e fraternidade entre os países da comunidade”. O angolano Albino da Conceição, presidente em exercício dos Conselho de Ministros do Desporto da CPLP, também destacou o fato de "pela primeira vez os Jogos contarem com todos os seus oito membros", acrescentando que “estamos a realizar a CPLP”.

Na bancada de honra, estiveram ainda responsáveis pelo Desporto dos governos de Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Portugal, representado pelo Secretário de Estado Laurentino Dias.

Para acompanhar as últimas notícias sobre a competição, conhecer regras e conferir o quadro de medalhas, acesse o site oficial dos Jogos da CPLP: http://portal.esporte.gov.br/snear/jogoscplp.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Send this to a friend