IBGE apoia censo populacional de Angola de 2013

A ministra do Planeamento de Angola, Ana Dias Lourenço, esteve no Rio de Janeiro e em Fortaleza, no Brasil.

Da Redação
Com agencias

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai capacitar quadros angolanos e fornecer meios técnicos para o Censo Populacional de 2013 em Angola. Esta ajuda foi acordada no Rio de Janeiro durante uma reunião entre a ministra do Planeamento de Angola e responsáveis do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Ana Dias Lourenço esteve no Rio de Janeiro, depois de ter passado por Fortaleza, onde durante dois dias trabalhou com as autoridades do Ceará e com a secretária do Planeamento e com a Universidade Estadual do Ceará.

Na sequência dos contatos, a ministra do Planeamento estabeleceu com as autoridades acadêmicas da Universidade do Ceará um entendimento com vista à formação de quadros Angolanos em Gestão e Políticas Públicas, ao mesmo tempo que assegurou a disponibilidade do Estado do Ceará de transmitir ao Governo de Angola a sua experiência de acompanhamento e controlo dos investimentos públicos.

O Estado do Ceará tem uma experiência bem sucedida de integração entre planeamento, orçamento e acompanhamento de projetos de investimento, gestão por resultados e o uso de indicadores de resultados no acompanhamento de projetos de investimentos públicos.

A delegação do Ministério do Planeamento que esteve desde o dia 3 de Dezembro no Brasil, já esteve em Brasília, onde se reuniu com responsáveis do Ministério do Planeamento, Instituto de Pesquisa Económica Aplicada (IPEA), da Câmara do Comércio Exterior e a Secretaria do Conselho de Ministros

Ana Dias Lourenço terminou sexta-feira a sua visita de trabalho ao Brasil, na sequência das orientações saídas do último encontro entre os chefes de Estado de Angola e daquele país.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: