Guiné-Bissau marca eleições legislativas para 10 de março

Da Redação
Com Lusa

O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, marcou as eleições legislativas para 10 de março, segundo um decreto presidencial enviado à imprensa.

No decreto, o chefe de Estado explica que as eleições legislativas estiveram inicialmente marcadas para 18 de novembro, mas que devido a “constrangimentos de caráter político-institucionais não foi possível a mobilização a tempo dos meios técnicos, logísticos e financeiros com vista à realização das eleições na data fixada”.

“Por esse motivo, não se conseguiu realizar o recenseamento eleitoral dos potenciais eleitores em tempo útil, como pressuposto fundamental à efetivação do ato eleitoral”, acrescenta o decreto presidencial.

Em 20 de dezembro, o Presidente da Guiné-Bissau ouviu os partidos políticos, tendo a maior parte defendido a data de 10 de março como a ideal para a marcação de eleições legislativas.

A Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), que está a mediar a crise política no país, pediu no mês passado para as eleições serem marcadas antes da realização da cimeira de líderes da organização, em 22 de dezembro em Abuja, na Nigéria, e que as legislativas fossem realizadas até ao final de janeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend