Governo moçambicano prevê crescimento de 4,7% em 2019

Mundo Lusíada
Com Lusa

O Governo moçambicano prevê um crescimento econômico de 4,7% em 2019, face a este ano, segundo a proposta de Plano Econômico e Social (PES) aprovada pelo Conselho de Ministros.

“O PES 2019 assenta nos seguintes pressupostos macroeconômicos: crescimento econômico de 4,7%, taxa de inflação média anual em cerca de 6,5%” e “atingir o valor de 5.160 milhões de dólares americanos [4.830 milhões de euros] em exportações de bens”, lê-se no comunicado final da reunião. No encontro foi aprovada a proposta do PES para 2019.

De acordo com o porta-voz do Conselho de Ministros, Sousa Fernando, prevê-se ainda que Moçambique mantenha as Reservas Internacionais Líquidas (RIL) com capacidade de cobrir seis meses de importações de bens não fatoriais.

Na mesma reunião foi aprovada a proposta de lei do Orçamento de Estado (OE) para 2019, no valor de 324.000 milhões de meticais (4.640 milhões de euros), que deverá ser discutida no parlamento até final do ano.

O OE aprovado para 2018 teve o valor de 302.900 milhões de meticais (4.300 milhões de euros).

“No OE para 2019, a afetação de recursos públicos continuará direcionada à consolidação do processo democrático e ao cumprimento de ações estratégicas e prioritárias definidas no Plano Quinquenal do Governo 2015-2019 para os setores econômicos e sociais que providenciam serviços básicos à população”, lê-se no documento.

Apesar de aprovadas pelo Conselho de Ministros, as propostas do Plano Econômico e Social e do Orçamento de Estado ainda não foram divulgadas pelo executivo.

Eleições gerais orçadas

As eleições gerais de 2019 em Moçambique também estão orçadas em 6.500 milhões de meticais (92 milhões de euros), anunciou o porta-voz do Conselho de Ministros.

A verba está inscrita na proposta do Orçamento de Estado que será posteriormente submetida à Assembleia da República, acrescentou Sousa Fernando.

As eleições gerais de 15 de outubro de 2019 serão as sextas do país e incluem a votação presidencial, para o parlamento e assembleias provinciais.

O novo ciclo eleitoral em Moçambique arranca ainda este ano, com as eleições autárquicas, marcadas para 10 de outubro.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: