Fundação Casa Grande realiza Mostra de Artes dos Países de Língua Portuguesa

Os cantores Filipe Mukenga (Angola), JP Simões (Portugal), Stewart Sukuma (Moçambique) e Elizah Rodrigues (Brasil) já confirmaram presença no evento, que terá palestras, oficinas e recitais.

Da Redação

Entre 11 e 16 de maio de 2009, a Fundação Cada Grande, nordeste brasileiro, receberá artistas representantes de cinco países que falam a língua portuguesa para uma Mostra de Artes, que terá caráter de intercâmbio. A Mostra acontece na sede da instituição, uma escola de gestão cultural localizada em Nova Olinda, interior do Ceará.

Durante cinco dias eles ficarão imersos em uma programação abrangente, segundo divulgou a organização, que terá como objetivo mostrar a cultura do Cariri para os estrangeiros e a lusófona para os locais.

Nomes representativos da cultura dos quatro maiores países que compartilham o português já confirmaram presença: Filipe Mukenga, de Angola, JP Simões, de Portugal, Stewart Sukuma de Moçambique e Elizah Rodrigues, do Brasil. Além de mostrarem sua música em recitais, os músicos foram convidados a darem oficinas de um dia, mostrando um pouco da realidade musical de sua região.

Na programação também estão previstas palestras com responsáveis pela circulação de espetáculos no Brasil e países lusófonos: Edson Natale, do Itaú Cultural, Henilton Menezes, do Centro Cultural Banco do Nordeste, Dane de Jade, do Sesc Ceará, e Mário Alves, da Ong Etnia, de Portugal.

O evento foi pensado para públicos distintos. As oficinas e palestras serão direcionadas a profissionais da cultura e estudantes de arte e precisarão de inscrição. Já os recitais, pela noite, terão público livre.

A Mostra de Artes em Língua Portuguesa é uma iniciativa da Fundação Casa Grande e foi viabilizada pelo edital BNB de Cultura 2009.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Send this to a friend