Fórum da CPLP discute criação de Assembléia Parlamentar

O 5º Fórum dos Países de Língua Portuguesa contou com a presença do presidente da Assembléia da República Portuguesa, Jaime Gama. Participaram ainda o presidente da Câmara dos Deputados do Brasil e os presidentes dos Parlamentos nacionais de Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Timor-Leste.

A discussão entre os dirigentes portugueses envolveu a criação de um grupo de trabalho para uma Assembléia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Foi apresentada ainda uma proposta da Guiné-Bissau para a criação de um provedor dos direitos do cidadão da CPLP.

Em Luanda, capital angolana, de 7 a 9 de abril, estiveram presentes ainda os deputados do PS (Partido Socialista) Vítor Ramalho, Miguel Coelho e Maria do Rosário Carneiro; e do Partido Social Democrata (PSD) Feliciano Barreiras Duarte e José Aguiar Branco, além da secretária-geral da Assembléia da República, Adelina Sá Carvalho.

Angola assumirá este ano a presidência do Fórum anual, sucedendo ao Brasil. Os oito países integrantes da CPLP se sucedem anualmente na respectiva organização e presidência do órgão. A próxima reunião anual deve acontecer na Guiné-Bissau, em 2007. PNN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend