Fortaleza sedia Encontro Empresarial de Negócios na Língua Portuguesa

Da Redação

Em 13 de abril, como parte do circuito de apresentações públicas do V Encontro Empresarial de Negócios da Língua Portuguesa, aconteceu no Rio de Janeiro, no Palácio de São Clemente, sede do Consulado de Portugal, a apresentação do encontro que já esteve em São Paulo, Fortaleza, Lisboa e Aveiro, com apresentações marcadas ainda para Luanda (Angola) e Praia (Cabo Verde).

O V Encontro Empresarial de Negócios da Língua Portuguesa, uma iniciativa do Conselho das Câmaras Portuguesas de Comércio, da Câmara Brasil Portugal no Ceará, Governo do Estado do Ceará e do Conselho Empresarial da CPLP, acontece no Ceará entre 28 e 29 de setembro e pretende reunir cerca de mil empresários e representantes das comunidades dos oito países de língua oficial portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste) e de câmaras portuguesas do comércio lusófonas ao redor do mundo.

Durante o lançamento no Rio de Janeiro, foram apresentados os detalhes da programação do Encontro Empresarial e homenageadas cinco empresas exemplos desse movimento de negócios: a PETROBRAS, o BNDES, a TAAG, o Grupo Riviera e a SOGIM, empresa do Grupo Pereira Coutinho. Todas essas empresas têm em comum a atuação em vários países lusófonos.

Segundo Rômulo Soares, advogado e presidente do Conselho das Câmaras Portuguesas no Brasil, que congrega as onze câmaras de Comércio Luso-brasileiras, “o crescimento dos negócios entre os países de língua portuguesa é uma tendência irreversível e decisiva para a maioria das economias dos oito países que integram esse bloco lingüístico”, reforça Rômulo Soares. Essa aposta de ampliação dos negócios entre os países de língua portuguesa é visível no setor de transportes aéreos também. Nos últimos anos as companhias áreas dos países de língua portuguesa aumentaram as freqüências aéreas ligando os países lusófonos. Além da companhia portuguesa TAP, a TAVC (Cabo Verde) e a TAAG (Angola) fazem vôos para o Brasil e outros países da CPLP.

Para o presidente da Câmara Brasil Portugal no Ceará e empresário do setor eólico, Armando Ferreira, exemplos notórios do movimento de investimentos são, por um lado, o investimento português no Ceará, que já soma mais de 450 empresas constituídas nos últimos dez anos, e os fluxos de comércio e investimento cearense em Cabo Verde. “No contexto dos grandes grupos econômicos são visíveis os movimentos de empresas brasileiras e portuguesas para Angola e Moçambique, freqüentemente citados nos jornais portugueses e brasileiros”, comenta Ferreira.

A escolha do estado do Ceará para sediar o V Encontro Empresarial de Negócios na Língua Portuguesa, é fruto das sinergias que o Estado vem desenvolvendo no âmbito lusófono, tendo reunido em junho de 2003 o II Fórum Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e o Fórum Brasil-África e, recentemente, com a definição do estabelecimento no Ceará de uma Universidade Lusófona, a UNILAB.

V Encontro Empresarial Na sua quinta versão, o Encontro Empresarial terá como objetivo desenvolver a temática econômica e empresarial no âmbito dos “Negócios na Língua Portuguesa”, destacando os setores do turismo, infra-estrutura, recursos naturais, agronegócio e inovação tecnológica, sobretudo buscando atrair e promover o diálogo entre a classe empresarial e representantes de governos e organizações atuantes nos países e comunidades de língua portuguesa, bem como fomentar o estabelecimento e a ampliação de negócios entre empresas lusófonas.

Além da agenda de negócios, o evento associará à programação oficial – composta por palestras, por uma exposição e por rodadas de negócios – duas atividades sócio-culturais de grande relevância: um Aberto de Golf de Língua Portuguesa que será realizado no complexo turístico-hoteleiro Aquiraz Riviera no final de semana que antecede o evento; e uma apresentação cultural no histórico Theatro José de Alencar.

Com o apoio das instituições empresariais e governamentais dos países de língua portuguesa, a organização do evento espera reunir em 2009, no Centro de Convenções, cerca de mil pessoas, provenientes do Brasil e do exterior, em especial dos países e comunidades de língua portuguesa além das câmaras portuguesas em vários países da América do Sul e outros continentes. O projeto de ambientação do Centro de Convenções do Estado do Ceará, a cargo do arquiteto cearense Luiz Deusdará que tem escritórios em Portugal, Moçambique e Cabo Verde, terá como tema chave os Oceanos que são o elemento que unem esses 8 países de língua portuguesa nos quatro continentes. Saiba mais em www.negociosnalinguaportuguesa.

Deixe uma resposta