Filho de ex-presidente de Angola em prisão preventiva

Da Redação
Com Lusa

O Ministério Público angolano aplicou hoje a prisão preventiva a José Filomeno dos Santos, filho do ex-Presidente, José Eduardo dos Santos, detido pelo envolvimento numa transferência ilícita de 500 milhões de dólares e pela gestão no fundo soberano.

A informação, sobre a medida de coação agora aplicada, consta de um comunicado da Procuradoria-Geral da República de Angola, a que agência Lusa teve acesso nesta segunda-feira.

Casos de família

Ainda na última semana, os jornais noticiaram que a empresária angolana Isabel dos Santos, filha do ex-presidente, negou ter apresentado qualquer ação judicial contra o atual Presidente de Angola, João Lourenço.

“Em referência à notícia veiculada nos meios de comunicação social de que a Eng.ª Isabel dos Santos «instaurou uma ação cível contra João Lourenço» e que «Isabel dos Santos processa João Lourenço» por referência ao Porto de Dande, cabe esclarecer que a notícia não corresponde à verdade”, lê-se na nota.

“A Eng.ª Isabel dos Santos não moveu qualquer processo contra S. Exa. Presidente de Angola, General João Lourenço, nem contra nenhuma pessoa física, em relação à concessão do Porto da Barra do Dande”, acrescenta-se no documento.

O semanário português Expresso noticiou que a empresária angolana contestou em tribunal a anulação do contrato de construção do novo porto na Barra do Dande, no valor de 1.500 milhões de dólares (1.282 milhões de euros).

E adiantou que Isabel dos Santos, cuja concessão lhe fora atribuída na altura em que José Eduardo dos Santos era chefe de Estado de Angola, instaurou uma ação cível contra o atual presidente.

Em 29 de junho deste ano, João Lourenço revogou o decreto assinado a 20 de setembro de 2017 por Eduardo dos Santos, que aprovava o projeto do porto da Barra do Dande, construção adjudicada já depois das eleições gerais de agosto do ano passado. O decreto presidencial de Eduardo dos Santos foi publicado seis dias antes da tomada de posse de João Lourenço como novo chefe de Estado angolano.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: