Estréia em SP programa voltado aos países de língua portuguesa

Por Vanessa Sene Mundo Lusíada

Mundo Lusíada

Em 08 de maio, estreou em São Paulo um programa de televisão via Internet voltado aos países de língua portuguesa. O “Conexão Lusófona”, comandado pela jornalista portuguesa Sofia Salgado, entrevistou no programa de estréia o editor do Jornal Mundo Lusíada, Odair Sene, além dos integrantes do programa de rádio Navegar é Preciso, Emídio Tavares e Francisco Rocha.

Idealizado e produzido por ela, o “Conexão Lusófona” foi proposta à AllTV (www.alltv.com.br) depois de uma participação da portuguesa e de sua família no programa Click. Sofia Salgado e seu marido, o fotógrafo Mica Costa Grande, são os responsáveis pelo projeto “Brasil pelo Buraco da Agulha”, uma viagem feita com a maior câmera fotográfica do mundo, acoplada num caminhão, que durante 9 meses passou por 25 estados brasileiros.

“Achei a AllTV super interessante. Aliás, eu acho que a TV de Internet é realmente de futuro, que vai ter cada vez mais importância, a TV a cabo vai perdendo na medida que a Internet tiver mais qualidade e ser acessível a toda gente. Nos países africanos, por exemplo, ainda não é muito acessível” diz Salgado, jornalista portuguesa que morou cerca de 13 anos em Macau, onde trabalhou na Teledifusão de Macau, e está há 2 anos no Brasil.

“Eu estava com vontade de recomeçar na televisão aqui no Brasil, e achei um bom começo. Espero que depois nós possamos, talvez, fazer o programa numa televisão aberta, não impedindo de continuar na AllTV” diz ela que ainda não ganha nada pela produção do programa, apesar de ter estado em contato com empresas portuguesas em São Paulo. “Todos nós estamos aqui pela filantropia do projeto”.

A AllTV é uma televisão transmitida para Internet, detentora de alguns prêmios pela qualidade dos trabalhos, e visitada por cerca de 30 milhões de internautas por mês.

Comunidades interagidas A intenção da jornalista é que o “Conexão Lusófona” seja acompanhado por todos os países e comunidades de expressão portuguesa no mundo. “Isso permite que a gente faça o programa aqui no Brasil mas que outras comunidades que estão fora interajam com as comunidades que estão no Brasil. Eu não tenho possibilidades de cobrir as comunidades que estão lá fora, mas as que estão aqui, quero mostrar para que elas se interliguem”.

Através de um chat na página da AllTV, o internauta pode participar do programa e conversar com demais lusófonos espalhados pelo mundo. “Uma pessoa, por exemplo, faz uma questão nos Estados Unidos e nós não respondemos, vai responder uma pessoa que está em Timor, essa é a idéia do chat” diz.

Com exceção de Timor-Leste ou Macau, onde os horários para exibição do programa ao vivo chegam em horários fora do comum, respectivamente 06h e 2h da manhã, os demais países lusófonos e comunidades portuguesas no mundo podem acompanhar pela Internet em horários que variam das 12h às 20h. “Todos os outros países, da África, Portugal, e até comunidades a volta do mundo como no Canadá, Estados Unidos ou França, podem assistir em horários perfeitamente acessíveis”. Os lusófonos em qualquer parte do mundo podem participar do programa através do chat ou enviando um e-mail com sugestões de pauta e comentários para [email protected] No Brasil, o programa é transmitido às 15h, toda sexta-feira.

“Este é um espaço que quero dedicar também à comunidade jovem e a comunidade recente, que está a chegar no Brasil, está a investir no nordeste e em São Paulo. Portugueses que estão a mudar para o Brasil, angolanos, caboverdianos que têm suas atividades e que também deixaram seus países. O que eles estão a fazer, onde é que eles estão, falem comigo que eu quero saber”.

Deixe uma resposta