Empresários capixabas em Missão Comercial a Moçambique

Mundo Lusíada

Em 30 de agosto, uma delegação de empresários do Espírito Santos embarcou para Maputo, para participar da 1ª Missão Empresarial Capixaba a Moçambique e FACIM 2009 (Feira de Comércio e Indústria de Moçambique), sob a organização da Câmara de Comercio Brasil-Moçambique do Espírito Santo (CCBMES) e apoio do Consulado de Moçambique no Estado.

Segundo informações do Cônsul de Moçambique no Espírito Santo, Adilson Romualdo Neves, o encontro foi considerado um sucesso e o setor capixaba de móveis, mármore, metalmecanica, exportação, construção civil e granito são as maiores apostas na capital de Maputo. "O país africano apresenta uma grande oportunidade de negócios, em virtude do crescimento acelerado de cerca de 8% ao ano, com 21 milhões de consumidores e pouca concorrência interna".

Dentre os negócios da feira, o maior destaque ficou para a parceria entre a empresa Eloosan Indústria, Comércio e Serviços que fechou parceria com empresários de Moçambique para a construção de casas populares com investimentos previstos de USD 25 mil nos próximos 12 meses em Maputo, com possibilidades de construções na Província do Tete. O Grupo Imetame também iniciou estudos para atuar nas áreas de petróleo e gás, construção de termelétricas e montagens industriais. Há evoluções importantes para estudos de uma fábrica de moveis para atender a Africa Austral e uma marmoraria para incrementar a comercialização de granitos e mármores brasileiros no país e seus arredores, segundo Neves.

A feira, que acontece até 06 de setembro e já teve confirmação do presidente Armando Guebuza, teve seus negócios fechados na edição do ano passado rondando os US$ 8 milhões, com estimativa que tenham sido concretizados negócios de US$ 23 milhões após a feira. O evento apresenta oportunidades em setores tão diversos como alimentação, construção, cosmética, decoração, embalagens e motores elétricos.

Além dos brasileiros, participam da feira países como Alemanha, Portugal, Espanha, Egito, Índia, Itália, Paquistão e Reino Unido.

Embaixador no Espírito Santo Ainda em setembro, o Embaixador de Moçambique em Brasília, Murade Murargy, esteve em visita no Espírito Santo para encontro oficial com o prefeito da Serra, Sérgio Vidigal, visando ajustar a cessão do local para o funcionamento do Consulado capixaba, previsto para o bairro de Laranjeiras, além de discutir a doação de terreno para a construção da sede definitiva no futuro.

O diplomata moçambicano havia previsto também se reunir com o grupo de empresários da Missão Empresarial a Moçambique, para uma avaliação dos resultados e para o lançamento da segunda edição da missão em 2010.

Deixe uma resposta