Em último dia como presidente do Timor, Ramos Horta condecora ONU

Cerimônia ocorreu ao final do mandato do prêmio Nobel da Paz na presidência do país asiático de língua portuguesa; presença da Missão Integrada da ONU no país termina em 31 de dezembro.

 

Por Eleutério Guevane
Rádio ONU em Nova York

 O Presidente de Timor-Leste, Ramos Horta, passa revista às tropas em parada durante a cerimónia de desmobilização de 236 elementos das FALINTIL, em Díli, Timor-leste, 20 de agosto de 2011. ANTONIO AMARAL / LUSA

No último dia como presidente do Timor-Leste, José Ramos Horta homenageou funcionários das Nações Unidas com medalhas presidenciais e de “Solidariedade do Timor-Leste”.

O prêmio Nobel da Paz encerrou nesta sexta-feira, dia 18, seu mandato na presidência do país de língua portuguesa do sudeste da Ásia.

A cerimônia de condecoração foi realizada na sede da Missão Integrada das Nações Unidas no país, Unmit, na capital, Díli.

Quatro funcionários da organização receberam as medalhas, incluindo a chefe da missão da ONU no Timor-Leste e representante Especial do Secretário-Geral, Ameerah Haq.

Em nome das Nações Unidas, Ameerah Haq disse que o reconhecimento da organização ilustra a parceria com as autoridades timorenses.

Honra

Já Ramos Horta afirmou que a presença da ONU era “a maior honra” que o Timor-Leste podia ter tido. Este ano, o Timor celebra o 10° aniversário da sua independência.

Em 31 de dezembro termina a presença da Unmit no país, que apoia as autoridades em áreas como eleições, desenvolvimento institucional e capacitação da polícia local.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: