Em Teresina, comitiva Africana conhece atendimento da mulher em situação de violência

Da Redação

Uma comitiva africana chega à Teresina nesta quinta-feira (05) para conhecer o funcionamento dos serviços disponíveis pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres da Prefeitura Municipal, que realiza atendimento às vítimas de violência da capital do Piauí.

Na oportunidade, foi realizada uma acolhida ao grupo com apresentações culturais dos grupos Afro Cultural Ijexá e de Balé, no Teatro do Boi, Teresina.

A comitiva é composta por representantes de cinco países africanos como: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique , São Tomé e Príncipe. O grupo esteve em Brasília, de 02 de dezembro até esta quarta-feira, para o Intercâmbio Brasil-África para troca de conhecimentos sobre empoderamento feminino e enfrentamento da violência contra a mulher. A programação será finalizada com as atividades em Teresina.

A secretária municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Macilane Gomes, falou sobre o projeto de intercâmbio e em como ele pode fomentar políticas públicas em defesa das mulheres em todo o mundo. “Agora eles chegam aqui no Piauí para buscar uma experiência local de enfrentamento à violência. Vamos repassar nossas experiências e eles também irão repassar as deles, vai ser uma troca. Teremos acesso a realidades diferentes, tentando entender pontos em comum para superar esse grande problema no mundo que é a violência contra a mulher”, destacou a secretária.

Para o primeiro dia de visitas, logo após a acolhida com apresentações culturais e falas de gestores municipais e estaduais, a comitiva segue para uma visita ao Centro de Referência Esperança Garcia (CREG), às 11h. O espaço, localizado na Rua Benjamin Constant, 2170, Centro, oferece atendimento social, psicológico e jurídico para mulheres em situação de violência em Teresina e desenvolve diferentes práticas integrativas complementares.

Dando continuidade à programação de visitas, na sexta-feira (06), às 8h, o grupo conhecerá a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (SMPM), e participará, 12h, de um almoço no Serviço de Atendimento Integral às Mulheres e suas crianças – Amor de Tia Norte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend