Em Genebra, países lusófonos debatem parcerias na área da saúde

Evento faz parte da Assembleia Mundial da Saúde, promovida pela OMS; em reunião organizada pela rede e-Português, ministros avaliam oito anos do projeto que envolve os países de língua portuguesa.

 

Da Redação
Com Rádio ONU em Nova York

OMS_GenebraMinistros da Saúde e delegações dos oito países de língua portuguesa participaram em 21 de maio, em Genebra, de uma reunião sobre colaborações na área.

O encontro aconteceu na sede da Organização Mundial da Saúde, OMS, durante a 66ª sessão da Assembleia Mundial da Saúde. Os países lusófonos também comemoram os oitos anos da criação da Rede e-Português, um projeto online de parcerias entre as nações de língua portuguesa.

Distância

Segundo a coordenadora da rede da OMS, outro destaque foi a apresentação de um projeto de telemedicina. Em entrevista à Rádio ONU, de Genebra, Regina Ungerer falou sobre a iniciativa de Cabo Verde.

“A ministra da Saúde de Cabo Verde, Cristina Fontes Lima, vai apresentar um programa novíssimo no país. É um programa de telemedicina, em que as nove ilhas do país foram contempladas com equipamentos para telemedicina e ensino à distância. O que nós queremos com esta reunião é que a ministra apresente este programa e de que forma os outro países (podem), utilizando a experiência do Brasil e Portugal, capacitar mais profissionais. Cabo Verde como é um país insular, fica difícil a capacitação in-loco dessas pessoas.”

Bibliotecas Online

Regina Ungerer também destaca um dos sucessos em oito anos da Rede e-Português. A coordenadora do projeto da OMS ressalta a importância das bibliotecas virtuais, desenvolvidas pelos oito países lusófonos.

A iniciativa permite a profissionais, estudantes e docentes acessar informações online em português na área da saúde. Na reunião desta terça-feira serão discutidas ainda propostas para os próximos anos de trabalho da rede.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: