Dilma Roussef visita Moçambique e Angola

Da Redação
Com Lusa

A estátua de Samora Machel foi construída na Coreia do Norte e será descerrada no dia 19 de outubro no largo da Praça da Independência em cerimônia solene com a participação de dignitários nacionais e estrangeiros, incluindo a Presidente do Brasil, Dilma Rousseff, em Maputo. Foto: ANTONIO SILVA/LUSA

 

A Presidente Dilma Rousseff prepara uma viagem para o continente africano, onde tem previstas visitas à África do Sul, Angola e Moçambique, adiantou a diplomacia brasileira em 13 de outubro.

A visita da chefe de Estado brasileira enquadra-se num pequeno périplo a África, que vai levar Dilma Rouseff à África do Sul, para a cimeira do grupo IBAS (Índia, Brasil e África do Sul), e posteriormente a Maputo, nos dias 18 e 19 de outubro.

Segundo o conselheiro da Embaixada do Brasil em Maputo, João Marcelo, além de Moçambique, Dilma Rousseff deverá visitar também Luanda, embora a data não tenha sido apontada. João Marcelo indicou que a Presidente brasileira vai manter um encontro com o chefe de Estado moçambicano, Armando Guebuza, para conversações sobre a cooperação bilateral.

Dilma Rousseff será também uma das convidadas de honra nas comemorações do 25.º aniversário da morte do primeiro Presidente moçambicano, Samora Machel, que se assinala no dia 19.

O Brasil tem se posicionado nos últimos anos como um investidor de peso na economia moçambicana, sobretudo na indústria extrativa, onde a maior empresa mineira brasileira, Vale, realizou investimentos de vulto para a exploração do carvão de Moatize, cujas reservas estão entre as maiores do mundo.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: