Desabamento de terras em Angola deixa vários mortos em mina artesanal de ouro

Da Redação
Com Lusa

Um desabamento de terra numa área de exploração artesanal de ouro na província angolana da Huíla provocou pelo menos 13 mortos e existe um número indeterminado de pessoas por resgatar, segundo o Ministério do Interior de Angola.

O incidente ocorreu às 08:00 locais (07:00 em Portugal) desta sexta-feira e as autoridades locais já retiraram 13 corpos, estando em curso operações de resgate, embora o Ministério do Interior angolano refira não existirem sinais de sobreviventes “entre os que pesquisavam ouro ilegalmente”.

“Os trabalhos de resgate permitiram localizar e resgatar 13 corpos, todos do sexo masculino, que posteriormente serão submetidos ao trabalho de reconhecimento. Não havendo, até ao momento, sinais da existência de sobreviventes, as ações de resgate prosseguem, no intuito de se aferir se existem mais corpos no local”, lê-se no comunicado.

O desabamento ocorreu na localidade de Chicuele, no setor de Sangueve, município de Chipindo, numa zona situada a 17 quilômetros da sede municipal.

Segundo o comunicado do Ministério do Interior angolano, uma “equipa de especialistas” da delegação municipal do Interior no Chipindo chegou pouco depois ao local, onde começou as operações de resgate cerca das 09:00 locais.

“Estão em curso diligências para se apuraram as reais causas que estiveram na base do incidente”, refere-se no documento do Ministério do Interior angolano, que lamenta o sucedido e endereça às famílias enlutadas “profundos sentimentos de pesar”, prometendo “todo fazer” para acelerar a compreensão dos fatos.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: