Delegação da Assembleia da República visita instalações da UCCLA

Da Redação

Uma Delegação da Assembleia da República portuguesa visitou a sede da UCCLA – União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa, em Lisboa.

Em 07 de dezembro, Delegação da Assembleia da República à Assembleia Parlamentar da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) – visitou as instalações da UCCLA, numa visita que pretendeu solidificar relações entre as duas entidades, tendo como base a colaboração em projetos futuros e acompanhamento da atividade de ambas as instituições.

O Secretário-Geral da UCCLA, Miguel Anacoreta Correia, e alguns assessores da instituição receberam para a reunião Adriano Rafael Moreira (presidente da Delegação da Assembleia da República), Miguel Coelho e Elsa Pais, do PS, Arménio Santos e Mário Simões, do PSD, Hélder Amaral do CDS e Alexandra Graça do secretariado.

Na ocasião, o Secretário-Geral da UCCLA fez um balanço da atividade desenvolvida, linhas orientadoras e os projetos em curso e futuros.

A UCCLA foi fundada em 28 de Junho de 1985, um sonho do então Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Nuno Krus Abecasis ao ser criada a UCCLA (União das Cidades Capitais Luso-Afro-Americo-Asiáticas). Nesse dia, assinaram o ato de fundação, as cidades de Bissau, Lisboa, Luanda, Macau, Maputo, Praia, Rio de Janeiro e São Tomé/Água Grande.

Ao convocar oito cidades capitais de língua oficial portuguesa em quatro continentes – África, Ásia, América do Sul e Europa – para a fundação da UCCLA, o seu objetivo era encontrar “no desenvolvimento de ações concretas o terreno ideal para a concreta e plena realização do intercâmbio de experiências e cooperação, em ordem a um melhor conhecimento recíproco”.

O seu objectivo principal é fomentar o entendimento e a cooperação entre os municípios membro, pelo intercâmbio cultural, científico e tecnológico e pela criação de oportunidades econômicas, sociais tendo em vista “o progresso e o bem-estar dos seus habitantes”.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: