CPLP quer melhorar ambiente de negócios entre membros

Da Redação Com Lusa

O presidente eleito da direção do Conselho Empresarial da CPLP, Braima Camará, declarou que pretende melhorar o ambiente de negócios entre os países membros e definiu como prioridade transformar a língua portuguesa como veículo de interligação. “Quero garantir que estão criadas condições básicas para o relançamento do Conselho Empresarial da CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa)”, disse à Agência Lusa Camará, que é também presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Agricultura da Guiné-Bissau. Segundo ele, será necessária também “uma articulação estrutural e econômica” para poder melhorar o ambiente de negócios.

“Vai ser criado um portal que vai ligar todos os países membros através de uma rede de negócios e vão realizar-se quatro eventos anuais, midiáticos, que levem um conjunto de empresários para uma bolsa de negócios, que permita uma intercomunicabilidade entre eles”, explicou Murteira Nabo, da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Econômico e Cooperação no Conselho Empresarial da CPLP.

Já está previsto um evento em parceria com a Fundação Luso-Brasileira, que acontecerá em Lisboa em 29 e 30 de maio de 2009, com o objetivo de apoiar a formação de redes políticas, culturais e de negócios entre os países da CPLP, e o 5º Encontro Empresarial Negócios na Língua Portuguesa, que vai ocorrer em Fortaleza, em 28 e 29 de setembro do próximo ano. Nabo afirmou ainda a importância da recentemente criação do SOFID, um banco que pretende contribuir para o desenvolvimento dos países membros da CPLP, para que seja “um instrumento importante na promoção das relações econômicas e que possa, inclusive, vir a ser aberto a capitais que não sejam exclusivamente portugueses”. A idéia é a reanimação através de projetos práticos, com “poucos discursos e muitas ações”, afirmou.

A próxima reunião do Conselho Empresarial acontece em 12 de março, em Bissau, capital guineense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Send this to a friend