CPLP e ONU assinam acordo de cooperação contra epidemia de Aids

Os números atuais mostram um crescimento de 21,8% em 2009 comparativamente a 2008.

Da Redação

A Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre VIH/SIDA (ONUSIDA), assinam no dia 17 de Março, no Centro de Congressos de Lisboa, um Memorando de Entendimento para formalizar a cooperação na resposta ao VIH/SIDA nos países da CPLP – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

O Memorando de Entendimento, assinado pelo Secretário Executivo, Domingos Simões Pereira e o Diretor Executivo, Michel Sidibé, segundo os responsáveis, "oficializa e fortalece a cooperação de vários anos entre CPLP e ONUSIDA. O nosso maior compromisso é com a promoção dos direitos humanos das pessoas vivendo com HIV e com a prevenção da infecção nos países de língua oficial portuguesa”, afirmou o Secretário Executivo da CPLP, Domingos Simões Pereira.

O Memorando de Entendimento pretende mobilizar apoio técnico, político e financeiro para redes e organizações da sociedade civil, incluindo pessoas vivendo com o VIH nos países de língua portuguesa e desenvolver canais para trocas de experiências entre esses países, por meio da cooperação técnica horizontal (sul-sul).

“A ONUSIDA reforçará o seu papel de promotor de trocas de experiências entre os países de língua portuguesa e esses países compartilham não apenas o mesmo idioma mas uma série de características sociais e culturais que tornam a cooperação sul-sul um instrumento estratégico para a resposta à epidemia de SIDA”, afirmou Michel Sidibé, Diretor Executivo de ONUSIDA.

A assinatura do Memorando de Entendimento integra ainda as atividades do III Congresso da CPLP sobre VIH/sida e Infecções de Transmissão Sexual.

Criada em 1996, a CPLP surgiu como um foro multilateral para o aprofundamento da amizade mútua e cooperação entre os seus membros. De acordo com o órgão, a área do globo terrestre ocupada pelos oito Estados-membros da CPLP é de 10 742 000 km2 de terras, 7,2% da terra do planeta, espalhadas por quatro Continentes – Europa, América, África, Ásia. Seus países-membros representam uma população de mais de 230 milhões de habitantes.

Já a ONUSIDA é uma iniciativa inovadora das Nações Unidas, que reúne os esforços e recursos do Secretariado de ONUSIDA e de 10 Organizações do Sistema das Nações Unidas na resposta à SIDA. A sua sede fica em Genebra, na Suíça, com funcionários em mais de 80 países. Os co-patrocinadores de ONUSIDA incluem: ACNUR, UNICEF, PMA, PNUD, UNFPA, UNODC, OIT, UNESCO, OMS e o Banco Mundial.

Deixe uma resposta