Cônsul de Cabo Verde elogia atuação de José Augusto no Consulado de Portugal

Aguinaldo Rocha diz estar “orgulhoso” do compatriota que se tornou braço direito de Armênio Mendes no Consulado de Portugal em Santos, “é um digno representante da comunidade lusófona”.

 

Mundo Lusíada

José Augusto do Rosário, que faz um papel elogiado no Consulado Honorário de Portugal em Santos. Foto: Arquivo/Mundo Lusíada

O caboverdiano José Augusto do Rosário é atualmente o gestor do Consulado de Portugal em Santos, onde se destaca pela competência, conhecimento na área e, por conta disso, se tornou o braço direito do Cônsul Armênio Mendes.

O trabalho foi reconhecido publicamente pelo cônsul português de Santos, e agora também pelo cônsul de Cabo Verde em São Paulo, Aguinaldo Rocha que, ao Mundo Lusíada, falou de Rosário como seu “particular” amigo e disse que é um “grande orgulho” não só para usuários dos serviços diplomáticos como para toda a comunidade caboverdiana.

“Além de tudo o José Augusto é meu parceiro, é presidente da Associação Caboverdiana do Brasil, onde eu sou o presidente da Assembléia geral. Trabalhamos juntos nas atividades da associação em Santo André, em São Paulo e também em Santos. E é meu particular amigo, um homem de grande valor, o aprecio muito e acho que seu nome para o Consulado de Santos, foi uma escolha muito acertada por parte do cônsul de Portugal em Santos, que o chamou para ser seu principal assessor, seu gestor no órgão. Se trata de um homem que conhece esse meio, a comunidade portuguesa, como a caboverdiana, muito educado, bem preparado profissionalmente, bem formado, veio de uma carreira de banco internacional e eu sei que ele está desenvolvendo um grande trabalho em Santos, onde é muito querido por todos. Além de ser um digno representante, não apenas da comunidade portuguesa, mas da comunidade lusófona”, completou.

José Augusto do Rosário, é natural da Ilha de São Nicolau, emigrou com três anos de idade para o Brasil, país onde construiu uma sólida experiência na área administrativa de Instituições Financeiras Internacionais. Exerceu funções de supervisão e gerência no processamento de diversos produtos e serviços oferecidos no Mercado Financeiro.

Trabalhou em bancos de elevado prestígio mundial, como Lloyds Bank PLC, onde atuou como supervisor na área de administração de Recursos de Terceiros e Renda Fixa, Banco Chase Manhattan, onde foi Gerente de Renda Fixa e Banco JP Morgan, onde foi Gerente de Operações.
Rosário que fala inglês e espanhol fluente, formou-se em Letras, em 1987, na Faculdades Associadas do Ipiranga (FAI), ainda especializou em Mercados de Capitais, na Fundação Getúlio Vargas e fez curso de Matemática Financeira, entre vários outros.

No associativismo ele está estreitamente ligado com os portugueses do Brasil e com sua comunidade caboverdiana, como dirigente em gestões consecutivas.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: