Conselho da CPLP muda para dinamizar relação empresarial

Da Agencia Lusa

O Conselho Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) será transformado em confederação para incrementar as relações empresariais entre os diferentes países, intenção considerada "imperativa" e que conta com o apoio da própria organização lusófona.

A decisão saiu da reunião realizada dia 17 da direção do Conselho Empresarial, que integra oito associações empresariais dos países lusófonos, mas que não contou com a participação do Timor Leste.

"Uma das principais decisões que nós tomamos aqui hoje foi a transformação do Conselho Empresarial da CPLP numa Confederação Empresarial da CPLP por forma a tornarmos a CPLP num espaço de oportunidades com mais representatividade, com mais visibilidade, com mais dinâmica", disso o presidente do órgão consultivo, Braima Camará.

O objetivo final desta decisão é "traduzir em ganhos reais as enormes potencialidades e diferentes oportunidades de negócios que o conjunto dos países constituintes da CPLP oferece aos empresários", explicou.

"Um conselho não passa de um espaço de sugestões, de reflexões, [enquanto] uma confederação empresarial é muito mais ampla, é muito mais ambiciosa, mais representativa de maneira que como se trata de um espaço de parceria público-privada, nós acabamos por concluir que a passagem a confederação é um imperativo", afirmou o presidente do Conselho Empresarial.

Mudança Essa estrutura poderá contar com a integração de outros países fora da CPLP, como o Senegal, a Guiné Equatorial ou a Argentina.

Sem detalhar como será feita a passagem para confederação ou que alterações estruturais de fundo isso irá trazer, Braima Camará justificou que essa será uma decisão que trará mais autonomia ao organismo.

"Uma autonomia financeira, uma autonomia estrutural que é indispensável para o sucesso de qualquer organização", disse Braima Camará, acrescentando que os fundos viriam no quadro das parcerias público-privadas.

Depois de reunião, a decisão de transformação do Conselho Empresarial da CPLP em confederação será levada à reunião de Conselho de Ministros da CPLP para aprovação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Send this to a friend